A formação da maioria no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode acelerar a fusão entre Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3), conforme reportado pela coluna Lauro Jardim, no jornal O Globo.
A decisão elimina um impedimento para a finalização do processo. Desta forma, na votação dos conselheiros em plenário virtual, foi aprovada a realização da operação por rito sumário, aplicado em casos de baixa complexidade.
Na última semana, o presidente interino do Cade sugeriu que a análise da fusão evoluísse de rito sumaríssimo para ordinário, no qual a operação seria considerada um processo de maior complexidade, o que implica em maior tempo para avaliação.
A sugestão surgiu em decorrência do pedido de revisão do negócio realizado pela Minerva (BEEF3) e pela Latache Capital, acionista minoritária da BRF.
Ressalta-se que a avaliação do caso pelo órgão regulador já havia avançado para um parecer favorável da superintendência em 3 de junho.
Contudo, em 12 de junho, o Cade aprovou a inclusão da Minerva (BEEF3) como terceira interessada na análise da fusão, prorrogando o processo para o aval da operação.
Apesar da sugestão do presidente interino do Cade, a maioria dos membros votou contra o procedimento ordinário, conforme apurado pela reportagem do jornal O Globo.
Além do Cade, o aval dos acionistas para a fusão.
Os acionistas da BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) aprovaram a fusão na terça-feira (5).
A aprovação foi expressiva: 86,71% dos acionistas da Marfrig e 78,39% dos acionistas da BRF votaram a favor da incorporação das ações em assembleias gerais extraordinárias quase simultâneas.
O apoio de diversos grupos minoritários demonstra confiança no processo de incorporação e reforça a ideia da viabilidade da operação. Adicionalmente, com a autorização, a BRF se tornará uma subsidiária totalmente controlada pela Marfrig, perdendo sua existência como empresa autônoma.
Os acionistas se tornarão acionistas da Marfrig, nos termos estabelecidos no acordo da transação.
As empresas deverão comunicar, em breve, aos acionistas os valores de reembolso e as orientações detalhadas para o processo de saída.
Fonte por: Seu Dinheiro