Ações da CBA sob forte alta com rumores de possível venda na B3

Ações da CBAV3 sobem 7,17% com rumores de venda! Mercado reage a especulações sobre possível aquisição pela Chinalco e outros interessados.

26/01/2026 13:42

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mercado Reage com Aumento nas Ações da CBA

O mercado de ações apresentou movimentação significativa nesta segunda-feira, 26, impulsionada por especulações sobre uma possível venda da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA; CBAV3). O resultado foi um aumento expressivo nas ações da companhia, que dispararam mais de 7%, elevando a CBA entre os ativos com maior valorização na B3.

Às 12h55 (horário de Brasília), a ação CBVA3 registrava um avanço de 7,17%, com um valor de R$ 10,01. Este patamar representa o nível mais alto desde março de 2023. A intensa reação do mercado demonstra o interesse dos investidores em relação à futura direção da empresa.

Segundo informações da Reuters, divulgadas através de fontes internas, as negociações para a venda da produtora de alumínio estão se tornando mais competitivas. Embora as conversas com a Emirates Global Aluminium tenham diminuído o ritmo, outras empresas estão entrando na disputa.

A Aluminum Corporation of China (Chinalco) e um terceiro proponente também estão competindo pela aquisição da CBA.

Uma das fontes indicou que um anúncio sobre o resultado das negociações pode ser feito em um período que varia entre alguns dias e algumas semanas. No entanto, ressaltou-se que ainda existe a possibilidade de que as negociações não cheguem a um acordo final.

A Companhia Brasileira de Alumínio, com 69% de seu capital, é responsável pela produção de alumínio com baixa pegada de carbono em sete estados brasileiros. Em outubro do ano passado, a Reuters reportou que a Emirates Global Aluminium, pertencente aos fundos soberanos Mubadala e Dubai Investment Corporation, estava em conversas para uma possível aquisição da empresa.

A CBA possuía, no fechamento da última sexta-feira (23), uma capitalização de mercado de US$ 1,15 bilhão, conforme dados da LSEG. O desempenho das ações nos últimos 12 meses apresentou um crescimento de mais de 95%.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real