Agibank suspende o pagamento de benefícios do INSS devido a suspeitas de irregularidades; instituição financeira refuta a alegação

O Seu Dinheiro apresenta a você como investir de forma inteligente, oferecendo notícias e análises sobre finanças, economia, empresas e outros temas rel…

12/08/2025 16:37

2 min de leitura

Agibank suspende o pagamento de benefícios do INSS devido a suspeitas de irregularidades; instituição financeira refuta a alegação
(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou na terça-feira (12) a interrupção do Agibank como banco credor de benefícios. A ação se aplica a novas concessões e transferências, porém não impacta os titulares que já recebem através da instituição.

A razão reside em um conjunto de práticas identificadas pelo INSS como irregulares.

O aplicativo do Agibank interceptava ligações destinadas à Central 135 e as direcionava para o atendimento do próprio banco. Assim, aposentados e pensionistas que procuravam falar com a Previdência eram atendidos pela instituição responsável apenas pelo pagamento dos benefícios.

Ademais, o banco negaria solicitações de transferência e, em certas ocasiões, mantiveria valores de maneira irregular.

Também solicitava que os beneficiários comparecessem pessoalmente às agências para “resolver descontos” e recuperar valores — um procedimento que, por regulamento, deveria ser feito via Meu INSS ou pelos Correios.

O INSS esclareceu na nota oficial: “Nenhuma instituição financeira está autorizada a intermediar o atendimento por meio da Central 135 ou qualquer outro canal do INSS.”

Para clientes com conta no Agibank, a situação permanece inalterada. Quem teve a portabilidade negada ou obteve valores retidos, deve registrar reclamação na Ouvidoria do INSS.

O Agibank declarou ter compromisso com a transparência e a conformidade regulatória, negando a interceptação das chamadas na Central 135. O banco assegurou que o redirecionamento realizado por meio de tecnologia parceira ocorre unicamente para o aplicativo oficial “Meu INSS”, prática comum e autorizada pelo INSS em contratos estabelecidos com diversas instituições financeiras.

Ademais, o banco declarou que não houve contato com clientes acerca de descontos indevidos de entidades e que não se envolve no processo de transferência de benefícios, que é realizado unicamente pelo titular em conjunto com o INSS.

Os pagamentos do INSS seguem normalmente para os beneficiários que já recebem, sem alterações imediatas. No entanto, a situação pode evoluir conforme a solução das irregularidades identificadas.

O órgão ressalta que os beneficiários que se encontrarem em situações de dificuldade, tais como portabilidade indeferida ou retenção indevida de valores, devem registrar reclamação na Ouvidoria do INSS ou utilizar os canais oficiais, como o Meu INSS e a Central 135, para assegurar atendimento adequado e evitar transtornos.

O Agibank esclarece sobre a suspensão pelo INSS

O Agibank respondeu oficialmente ao Seu Dinheiro. A íntegra da posição da instituição sobre a suspensão determinada pelo INSS segue abaixo.

Em respeito aos clientes, parceiros e órgãos reguladores, o Agibank oferece esclarecimentos detalhados e embasados sobre os pontos abordados nas notícias recentes.

Fonte por: Seu Dinheiro

Autor(a):