Em 2025, o grupo conhecido como Sete Magníficas apresentou um desempenho heterogêneo, com destaque para a Alphabet (GOGL34), que acumulou um ganho expressivo de 49% até o final de dezembro.
Análise da Alphabet (Google)
Segundo o analista de equity Guilherme Amaral, a Alphabet se destacou positivamente, superando as incertezas iniciais em torno de seus aplicativos e da aplicação da Inteligência Artificial (IA). A empresa respondeu com um aumento significativo de lançamentos, incluindo o modelo Gemini 3, considerado o melhor disponível na época.
Além disso, a Alphabet integrou ferramentas de IA em seus produtos principais.
Amaral ressaltou que a Alphabet saiu do status de “perdedor” na corrida pela IA, impulsionada por seus lançamentos e pela resolução de um processo com o Departamento de Justiça dos EUA, onde a empresa foi considerada um monopólio, mas com medidas corretivas consideradas benignas.
A empresa também se beneficiou de um novo modelo de negócios, visando a venda de seus chips para o exterior, o que contribuiu para o seu desempenho positivo.
Desempenho da Amazon
Em contraste, a Amazon (AMZO34) apresentou o pior desempenho do ano entre as big techs do grupo, com uma queda de 7,4% até o final de dezembro, segundo a Kinea. A principal razão para essa performance negativa é a falta de um modelo claro, apesar de a Amazon ser a maior empresa de computação em nuvem com a AWS.
A empresa também sofreu com a volatilidade das tarifas de e-commerce, injetando incerteza em suas finanças.
Outros Nomes do Grupo
As demais Sete Magníficas tiveram um desempenho dentro do esperado, conforme analisado pela Kinea.
Perspectivas para 2026
Em 2026, a disputa entre Google e OpenAI deve continuar, impactando o desempenho da Alphabet, Microsoft e Nvidia. Esses nomes estão em posições opostas, com Microsoft e Nvidia contra o Google.
Um fator crucial será a monetização da IA. O mercado está no quarto ano do ciclo de investimento, e a pressão por receita de toda essa infraestrutura investida aumenta.
A Kinea acredita que o debate para 2026 será sobre quem consegue monetizar, gerar retorno e demonstrar sustentabilidade nos investimentos em IA.
Desempenho das Sete Magníficas em 2025
A tabela abaixo apresenta o desempenho das Sete Magníficas até o final de dezembro de 2025:
- Alphabet (dona do Google): GOGL34 – 49,24%
- Nvidia: NVDC34 – 16,29%
- Tesla: TSLA34 – 5,39%
- Apple: AAPL34 – 1,35%
- Microsoft: MSFT34 – 0,63%
- Meta: M1TA34 – -4,53%
- Amazon: AMZO34 – -7,37%
