Amazon Anuncia Corte de 14 Mil Cargos
A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) um corte de aproximadamente 14 mil posições em sua força de trabalho corporativa. A medida faz parte de um esforço da gigante de tecnologia para otimizar custos e ajustar suas operações após um período de expansão acelerada.
O movimento ocorre em paralelo ao aumento dos investimentos da empresa em inteligência artificial. A Amazon possuía cerca de 1,56 milhão de funcionários, incluindo aqueles em regime de meio período. Aproximadamente 350 mil desses funcionários estavam na área corporativa da empresa.
Contexto do Corte
A Reuters informou na segunda-feira (27) que a Amazon planejava reduzir até 30 mil empregos corporativos a partir desta terça-feira (28). A empresa buscava corrigir o excesso de contratações realizado durante o período de alta demanda impulsionado pela pandemia de Covid-19.
Reorganização e Investimentos em IA
Nos últimos meses, conforme reportado pelo InfoMoney, a Amazon reorganizou diversas divisões, implementando cortes graduais em áreas como livros, dispositivos, serviços e na unidade de podcasts Wondery. O presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, declarou em junho que a crescente adoção de ferramentas de IA generativa deverá impactar ainda mais o número de funcionários corporativos da empresa.
Impacto e Comparativo
A Reuters também noticiou que o corte de 14 mil empregos representaria o maior desde 2022, quando cerca de 27 mil vagas foram eliminadas. A empresa tem 1,55 milhão de trabalhadores em todo o mundo.
Áreas Afetadas
As demissões impactarão diversas áreas, incluindo recursos humanos (People Experience e Tecnologia), dispositivos e serviços, além de operações. Os gestores das divisões afetadas receberam orientações para conduzir as comunicações com suas equipes.
