Amazon planeja demitir 14 mil cargos na área corporativa

Amazon lança plano de reestruturação com IA e robôs, podendo impactar milhares de empregos.

28/10/2025 11:10

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Amazon Planeja Reestruturação e Corte de 14 Mil Cargos

A Amazon (AMZN34) anunciou planos de reestruturação de sua força de trabalho, incluindo a eliminação de 14 mil cargos em sua área corporativa. Beth Galetti, vice-presidente sênior de Pessoas, Experiência e Tecnologia da Amazon, destacou a necessidade de uma organização mais enxuta, com menos níveis hierárquicos e maior responsabilidade, visando agilidade na tomada de decisões.

A empresa busca adaptar sua estrutura para acompanhar o ritmo da inovação, impulsionada pelo crescente uso de inteligência artificial (IA). Galetti afirmou que a IA tem permitido à Amazon inovar de forma mais rápida.

A Amazon garantiu que a maioria dos funcionários afetados terá 90 dias para buscar novas posições internamente, buscando minimizar o impacto das mudanças. No entanto, nem todos terão a oportunidade de realocação.

A empresa, com aproximadamente 1,56 milhão de funcionários no final do ano passado, está ajustando sua força de trabalho corporativa, que totaliza cerca de 350 mil. Esses cortes fazem parte de uma estratégia para compensar o crescimento acelerado de contratações durante o período de alta demanda da pandemia.

Além das demissões, a Amazon planeja substituir centenas de milhares de funcionários por robôs, automatizando 75% de suas operações. A iniciativa visa reduzir custos logísticos e aumentar a eficiência, acompanhando o crescimento das vendas. Documentos internos indicam que a empresa estima eliminar mais de 600 mil empregos nos EUA até 2033.

A automação da Amazon tem como objetivo principal economizar aproximadamente US$ 1,62 por item entregue aos clientes. As projeções financeiras indicam que essa estratégia pode gerar uma economia de até US$ 12,6 bilhões entre 2025 e 2027.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real