Ambipar Encerra Capitalização e Busca Reestruturação
Por mais que o título desta newsletter soe clichê, é o que é. Na madrugada desta terça-feira (21), a empresa de gestão ambiental Ambipar (AMBP3) anunciou que entrou com pedido de recuperação judicial, algo que já era esperado pelo mercado para ocorrer nesta semana.
Trata-se de um desfecho amargo para uma companhia que abriu seu capital na bolsa brasileira “na crista da onda”, surfando a onda ESG — uma empresa com negócio ESG de verdade, nada do greenwashing que tanto vemos por aí.
No entanto, o crescimento via aquisições, com endividamento em época de juros altos, abalou as ações da companhia. A confiança do mercado na empresa foi ainda mais abalada com a escalada artificial das ações que se seguiu, com o próprio controlador, a empresa e outros grandes investidores comprando papéis desenfreadamente e obrigando os vendidos a desfazerem suas posições. Ali já estava bem claro que algo não ia bem.
A pá de cal veio há cerca de um mês, quando a empresa pediu proteção judicial contra credores, depois que seus títulos de dívida no exterior começaram a se desvalorizar, acionando o mecanismo de um contrato de swap que a obrigava a depositar mais garantias. Seria o gatilho para um efeito cascata de vencimento antecipado de dívidas, com o qual a Ambipar não conseguiria arcar.
Os detentores de debêntures e bonds da empresa viram os preços dos seus papéis derreterem, assim como os acionistas, que se depararam com uma desvalorização de mais de 97%. Nós trazemos os detalhes sobre a RJ da Ambipar e o processo que resultou no pedido de reestruturação da empresa nesta reportagem da Bia Azevedo.
Mais do que um Café com o Gerente
A competição acirrada entre os grandes bancos brasileiros tem muitas frentes de batalha, e uma delas pode envolver você. Trata-se da concorrência pelos clientes pessoas físicas de alta renda, em segmentos como o Estilo, do Banco do Brasil, o Principal, do Bradesco, e o Select, do Santander.
A lista de benefícios oferecidos para atrair e fidelizar clientes de alto poder aquisitivo é extensa: desde consultoria financeira personalizada até acesso a eventos exclusivos. Para o mercado de investimentos, a oferta inclui acesso a fundos de alto desempenho e oportunidades de investimento em ativos alternativos.
O Futuro da Nuvem
A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital. A empresa, líder de mercado em serviços de nuvem, enfrentou uma crise de infraestrutura que gerou interrupções em diversos setores, desde a indústria até o setor de saúde.
Negociações e Prêmios Literários
A Fleury (FLRY3) diz que negociações com a Rede D’Or (RDOR3) continuam, mas ações caem na bolsa; qual a chance de um acordo? Para o BTG, comunicação do Fleury reforça que conversas ainda estão de pé e que acordo é ainda mais provável.
Além disso, a temporada de prêmios literários 2025 já começou, com o Nobel, Jabuti e Camões definindo os vencedores e indicados. A análise desses prêmios oferece um panorama das tendências e debates na literatura brasileira, além de destacar os autores e obras que se destacam no cenário editorial.