AMD e OpenAI anunciam parceria para data centers de IA e ações sobem 30%

A forte valorização das ações da AMD impulsiona-se com o anúncio de parceria estratégica com a OpenAI para desenvolvimento de inteligência artificial.

06/10/2025 10:38

1 min de leitura

AMD e OpenAI anunciam parceria para data centers de IA e ações sobem 30%
(Imagem de reprodução da internet).

Ações da AMD Disparam com Parceria com OpenAI

As ações da Advanced Micro Devices (AMD) apresentaram um crescimento significativo nesta segunda-feira (6), com um salto de 34,63% na abertura do pregão, atingindo uma cotação de US$ 222,20. O desempenho robusto da empresa está diretamente relacionado a um anúncio estratégico de parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.

Parceria Estratégica para Avanços em Inteligência Artificial

A colaboração entre as duas gigantes da tecnologia visa o desenvolvimento de data centers de inteligência artificial (IA) movidos a processadores da AMD. A iniciativa representa um momento crucial para o avanço da IA, com potencial para gerar ganhos mútuos e impulsionar o ecossistema da inteligência artificial em larga escala.

Detalhes da Parceria e Projeções Financeiras

Embora os valores exatos do projeto não tenham sido divulgados, a AMD estima receber “dezenas de bilhões de dólares em receita” através da construção da infraestrutura da OpenAI. A empresa espera também aumentar o valor para os acionistas e expandir os lucros por ação.

Termos e Condições da Parceria

O acordo prevê o fornecimento de 6 gigawatts para alimentar a próxima infraestrutura de IA generativa da OpenAI, utilizando múltiplas gerações de GPUs AMD Instinct. A primeira entrega de 1 gigawatt será do modelo MI450, com previsão de início para o segundo semestre de 2026. Além disso, a AMD emitirá uma garantia de até 160 milhões de ações ordinárias, representando cerca de 10% do total, a uma cotação de US$ 0,01 por ação, dependendo do alcance de metas específicas por ambas as empresas.

Autor(a):