Apagão em São Paulo: Mais de 500 Mil Imóveis Sem Luz
A situação em São Paulo é de grande preocupação, com mais de 500 mil imóveis ainda sem energia elétrica no sábado (13). O problema começou após um vendaval que atingiu a capital paulista nesta semana, causado por um ciclone extratropical formado no sul do país.
Mais de 2,2 milhões de clientes ficaram no escuro, e o incidente afetou também as operações nos aeroportos, com centenas de voos cancelados.
Decisão Judicial e Multas para a Enel
A Justiça de São Paulo determinou que a Enel restabeleça a energia elétrica para os imóveis afetados em até 12 horas. No entanto, a juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha exigiu que a concessionária normalize a situação em locais emergenciais, como hospitais, delegacias e sistemas de abastecimento de água, em até quatro horas, a partir do momento em que a companhia tomar ciência da decisão.
Críticas e Pedidos de Ajuda
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) pediu ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para lidar com a situação. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defendeu uma intervenção do governo federal na Enel, considerando o desempenho da empresa “absolutamente insuficiente”.
Reação do Governo Federal
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou a postura de Nunes e de Freitas, enfatizando que o Governo do Brasil está focado em restabelecer a energia elétrica para a população.
