Aridge estréia com carro voador de luxo de R$ 1,5 milhão em Dubai

Carro voador de R$ 1,5 milhão da Aridge, divisão da XPeng, realiza primeiro voo tripulado em Dubai.

14/10/2025 14:56

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Aridge estréia com carro voador de luxo de R$ 1,5 milhão em Dubai
(Imagem de reprodução da internet).

Aridge Apresenta seu “Carro Voador” no Golfo Pérsico

A estreia ocorreu em Dubai, local conhecido por eventos futuristas. A chinesa Aridge, divisão de “flying cars” da XPeng, realizou o primeiro voo público tripulado de seu Land Aircraft Carrier (LAC) em Palm Jumeirah, com o objetivo de comercializar o veículo para a elite do Golfo Pérsico. A empresa prevê o lançamento do modelo no mercado a partir de 2027.

No mercado chinês, a Aridge estima um preço abaixo de US$ 270 mil (equivalente a R$ 1,5 milhão), direcionado a um público não profissional. O controle é feito por joystick, e o veículo também possui modo de voo automatizado. A empresa planeja estabelecer uma base inteligente em Guangzhou para produção anual em larga escala.

A carteira de encomendas regionais já soma 600 pedidos, incluindo Ali & Sons Group (EAU) e Almana Group (Catar), buscando tornar o veículo um símbolo de status nos céus do Golfo.

Como Funciona o “Carro Voador”

O LAC é um sistema modular eVTOL: o “módulo aéreo” se separa e se reconecta a um módulo terrestre de seis rodas, buscando solucionar problemas de armazenamento e recarga. O voo pode ser manual ou automático; a interface de comando é single-stick (um manche), reduzindo a barreira de treinamento.

“Ele foi projetado para ser acessível e poder ser pilotado por pessoas comuns – você não precisa ser um piloto profissional”, declarou Michael Chao Du, diretor financeiro e vice-presidente da Aridge, em entrevista.

Próximos Passos

Na embaixada dos EAU, a estreia tripulada ocorreu após autorização especial de voo da autoridade de aviação civil. A Aridge ainda precisa de novas licenças para operar e vender após a fase de testes. No mercado chinês, o processo regulatório avançou: a autoridade aeronáutica chinesa aceitou o pedido de certificação de tipo do “corpo de voo” e o de certificação de produção do airframe, abrindo a avaliação formal do sistema de produção em escala.

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