Após um aumento de 200% na última sexta-feira (9), a Azul (AZUL54) pode enfrentar desafios em sua trajetória de conversão de ações. A votação antecipada dos acionistas revelou uma forte oposição à unificação das ações da companhia. As assembleias para votar a conversão de ações preferenciais (PN) em ordinárias (ON) e a unificação da estrutura da empresa estão programadas para segunda-feira (12), como parte do plano de reestruturação financeira no âmbito do Capítulo 11 nos EUA.
Resultados da Votação Antecipada
A Azul possui 724,75 bilhões de ações preferenciais. Na votação antecipada, realizada às 11h de segunda-feira (12), foram contabilizados 6,205 milhões de votos PN favoráveis à conversão (75 ações ordinárias por cada ação preferencial), em contraste com 6,076 milhões de votos contrários e 5,2 mil de abstenção.
Opinião dos Acionistas Ordinários
Entre os detentores de ações ordinárias, que deliberaram às 14h, 702,558 milhões de votos enviados à distância foram contrários à conversão das ações preferenciais e à alteração do Estatuto Social.
Análise do Mercado e Desempenho das Ações
As ações da Azul (AZUL54) apresentaram um desempenho volátil. Após um período de queda, com o mercado tentando absorver a diluição bilionária, as ações registraram um aumento de 200% na sexta-feira (10), fechando a R$ 75,00. Essa alta pode ser interpretada como um repique técnico, considerando a queda acumulada de cerca de 90% nos dias anteriores.
No entanto, as ações da Azul iniciaram 2026 com uma perda acumulada de 95,9%.
