B3 lança opções sobre juros de EUA, Europa e México para investidores

B3 lança opções sobre juros de EUA, Europa e México! Novos contratos de Opções de Política Monetária atraem investidores às expectativas do Fed, BCE e Banxico.

17/12/2025 18:17

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ditado de que “quanto maior a expectativa, maior o tombo” pode não se aplicar ao mercado de investimentos, especialmente quando se trata de juros em países como os Estados Unidos, Europa ou México. A B3 lançou recentemente três novos contratos de Opções de Política Monetária internacionais, buscando atender a essa dinâmica.

Esses contratos permitem que o investidor posicione-se com base em suas expectativas sobre as decisões de juros dos bancos centrais de diferentes países. O investidor pode apostar em uma queda, alta ou manutenção das taxas de juros, utilizando proporções de 25, 50 ou 75 pontos-base, conforme a aposta.

Assim como as Opções de Copom, lançadas em 2020, a negociação desses novos contratos ocorre até o fim do pregão nos dias das decisões do Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e Banxico (Banco Central Mexicano). O vencimento das opções ocorre no dia útil seguinte à divulgação das decisões.

Segundo a B3, os contratos servem como um indicador das expectativas dos investidores sobre as decisões monetárias. Felipe Gonçalves, superintendente de produtos da B3, destaca que se trata de um produto padronizado, transparente e que amplia as estratégias disponíveis para proteger as carteiras de investimentos.

Os três novos contratos de eventos financeiros lançados nesta quarta-feira (17) permitem que o prêmio negociado varie de 0 a 100 pontos. Cada ponto representa uma unidade da moeda do país correspondente (dólar, peso mexicano ou euro). O strike, ou preço de exercício, representa uma possível variação da taxa de juros.

O prêmio, pago ou recebido pelo investidor, reflete a probabilidade de ocorrência do cenário representado pela opção.

Em caso de confirmação do cenário no vencimento, a opção é exercida e o titular recebe o valor total do prêmio. Caso contrário, a operação se limita ao prêmio negociado no momento da transação.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real