Liquidação Extrajudicial do Will Bank Formalizada pelo Banco Central
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial do Will Bank, uma instituição financeira que fazia parte do grupo Master. A decisão representa o fim das operações do Will Bank, que operava sob regime de administração especial temporária (Raet) desde novembro do ano passado.
A liquidação extrajudicial implica a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição. A medida foi tomada após o BC ter decretado a liquidação do Master, em avaliação de que existiam interessados na aquisição do Will Bank, situação que não se concretizou.
Um episódio relevante ocorreu pouco antes da crise envolvendo o grupo Master, com o apresentador Luciano Huck demonstrando interesse na aquisição do Will Bank. No entanto, essa possibilidade acabou sendo abandonada.
A Mastercard suspendeu a aceitação de transações realizadas com cartões emitidos pelo Will Bank. A decisão, tomada na terça-feira (20), visava evitar o acúmulo de valores em aberto, após a não liquidação das operações financeiras da segunda-feira (19).
O BC justificou a liquidação extrajudicial devido ao comprometimento da situação econômico-financeira do Will Bank, sua insolvência e o vínculo de controle exercido pelo Banco Master S.A., que também está em processo de liquidação extrajudicial.
A instituição, parte do Conglomerado Master, possuía uma participação de 0,57% do ativo total e 0,55% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O Banco Central informou que continuará investigando as responsabilidades envolvidas, com a possibilidade de aplicação de sanções administrativas e comunicação às autoridades competentes, em conformidade com a legislação vigente.
