Borlenghi acusa Ambipar (AMBP3) de redução indevida de participação
Borlenghi acusou Ambipar de redução indevida de participação, conforme documento anexado.

Ambipar Reduz Participação do Controlador em Reação à Crise
A Ambipar (AMBP3) divulgou um fato relevante na noite de quarta-feira (22), informando uma redução na participação acionária do controlador, Tércio Borlenghi Junior. A participação diminuiu de 67,68% para 59,54%, conforme documento enviado ao mercado.
Em carta à Ambipar, Borlenghi alega que a redução na participação foi “indevida” e acusa os fundos Plural Investimentos e Opportunity, especialmente o Everest, de continuarem a executar ações em seu nome.
Segundo o controlador, a diminuição na participação correspondeu a mais de 136 milhões de ações ordinárias nos últimos dias.
Crise da Companhia e Pedido de Recuperação Judicial
O evento ocorre em um contexto de crise enfrentada pela empresa. Na semana anterior, a Ambipar anunciou a entrada com pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
Adicionalmente, a subsidiária Ambipar Emergency Response, com sede nas Ilhas Cayman, também buscou a proteção da falência na Justiça americana, através de um pedido de Chapter 11 na Bankruptcy Court for the Southern District of Texas.
Dívidas e Proteção Judicial
A Ambipar busca a recuperação judicial com um total de dívas que somam R$ 10,7 bilhões. As principais credoras são os detentores de seus bonds, mas a companhia também possui dívidas com debêntures, bancos e fornecedores.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real