BYD Planeja Nova Unidade em Feira de Santana, Bahia
A montadora chinesa BYD está considerando a abertura de uma nova unidade de produção no município de Feira de Santana, na Bahia. A informação foi divulgada pelo jornalista local Marcílio Costa. A empresa busca expandir sua presença no Brasil, seguindo a inauguração de sua primeira fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA).
O CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, e o diretor de novos negócios, Alexandre Liu, lideraram a busca por um terreno adequado. A visita foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida. A equipe chinesa avaliou diversas áreas, buscando um terreno de 100 hectares (cerca de 1 milhão de metros quadrados).
Os executivos visitaram cinco áreas em Feira de Santana, com o apoio de um corretor imobiliário. Uma das opções, localizada na BR-116 Norte, no distrito de Maria Quitéria, despertou interesse devido ao seu tamanho. Outra área, na mesma região, foi descartada por ser insuficiente para os planos da montadora.
Os demais terrenos avaliados estavam próximos à BR-116 Sul. Um deles fica próximo ao Aeroporto de Feira de Santana, enquanto o último está localizado próximo ao posto São Gonçalo. A localização estratégica do último terreno, entre as BRs-324 e 101, foi considerada um ponto positivo.
Inauguração em Camaçari
Em 9 de outubro, a BYD inaugurou sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A empresa pretende dobrar a capacidade de produção anual, atingindo 600 mil veículos. O evento contou com a presença do presidente Lula (PT), do vice-presidencial Geraldo Alckmin (PSB) e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entre outras autoridades.
A fábrica, que já opera em parte desde julho, emprega atualmente mais de 1.500 trabalhadores. O complexo industrial ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, construído em aproximadamente 15 meses, em um terreno anteriormente utilizado pela Ford Motor Company.
