CNH Mais Barata: Fim das Autoescolas e Economia para Motoristas
Ministro Renan Filho propõe CNH mais barata: redução de até 80% nos custos. A nova medida visa diminuir o custo da habilitação, atualmente com variações significativas entre os estados, como Rio Grande do Sul (R$ 4.951,35) e Paraíba (R$ 1.950,40)
CNH Mais Barata: Fim das Autoescolas e Economia para Motoristas
A medida que se prevê o fim da obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representa um marco significativo para o futuro do trânsito no Brasil. O principal objetivo dessa mudança é reduzir drasticamente o custo para quem deseja se tornar um motorista habilitado.
A expectativa é que essa medida impacte diretamente a redução do número de pessoas que dirigem sem a devida autorização, um problema que afeta mais de 20 milhões de brasileiros, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Quando Entrar em Vigor e Quanto Vai Economizar?
O ministro dos Transportes, Renan Filho, estima que, após a aprovação, a queda nos gastos para obter a CNH possa chegar a até 80%. A proposta visa simplificar o processo, permitindo que instrutores autônomos ofereçam o serviço de formação de condutores, sem a necessidade de vínculo formal com as autoescolas.
Essa mudança pode gerar uma economia considerável para os motoristas, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
Aprovada Sem o Congresso Nacional?
Inicialmente, a proposta não passará pela análise do Congresso Nacional, uma vez que se trata de uma resolução. Segundo Renan Filho, essa abordagem evita a demora inerente ao processo legislativo, o que poderia comprometer a confiança dos cidadãos no sistema.
A proposta está em fase de consulta pública, com prazo final para a participação da população no dia 2 de novembro. Após essa etapa, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) validará a proposta, com expectativa de reunião em novembro.
Custos Atuais e Projeção de Redução
Atualmente, o custo para tirar a CNH varia significativamente entre os estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, o valor médio para obter as categorias A e B (moto e carro) chega a R$ 4.951,35. Em contraste, na Paraíba, o custo médio é de apenas R$ 1.950,40.
Com a nova proposta, espera-se que o custo no Rio Grande do Sul caia para cerca de R$ 990, gerando uma economia de R$ 3.961. Já na Paraíba, o preço diminuiria para R$ 390, representando uma diferença de R$ 1.560,32.
| Estado | Custo Atual (R$) | Custo Após Redução (R$) | Diferença (R$) | 
|---|---|---|---|
| Acre (AC) | 3.906,60 | 781,32 | 3.125,28 | 
| Alagoas (AL) | 2.069,14 | 413,83 | 1.655,31 | 
| Amazonas (AM) | 3.418,95 | 683,79 | 2.735,16 | 
| Amapá (AP) | 3.780,47 | 756,09 | 3.024,38 | 
| Bahia (BA) | 4.120,75 | 824,15 | 3.296,60 | 
| Ceará (CE) | 3.020,97 | 604,19 | 2.416,78 | 
| Distrito Federal (DF) | 3.005,67 | 601,13 | 2.404,54 | 
| Espírito Santo (ES) | 2.338,76 | 467,75 | 1.871,01 | 
| Goiás (GO) | 2.600,39 | 520,08 | 2.080,31 | 
| Maranhão (MA) | 2.858,01 | 571,60 | 2.286,41 | 
| Minas Gerais (MG) | 3.968,15 | 793,63 | 3.174,52 | 
| Mato Grosso do Sul (MS) | 4.477,95 | 895,59 | 3.582,36 | 
| Mato Grosso (MT) | 2.964,04 | 592,81 | 2.371,23 | 
| Pará (PA) | 2.802,45 | 560,49 | 2.241,96 | 
| Paraíba (PB) | 1.950,40 | 390,08 | 1.560,32 | 
| Pernambuco (PE) | 3.416,44 | 683,29 | 2.733,15 | 
| Piauí (PI) | 2.401,00 | 480,20 | 1.920,80 | 
| Paraná (PR) | 3.670,83 | 734,17 | 2.936,66 | 
| Rio de Janeiro (RJ) | 2.567,82 | 513,56 | 2.054,26 | 
| Rio Grande do Norte (RN) | 2.806,00 | 561,20 | 2.244,80 | 
| Rondônia (RO) | 2.355,22 | 471,04 | 1.884,18 | 
| Roraima (RR) | 3.828,40 | 765,68 | 3.062,72 | 
| Rio Grande do Sul (RS) | 4.951,35 | 990,27 | 3.961,08 | 
| Santa Catarina (SC) | 3.906,90 | 781,38 | 3.125,52 | 
| Sergipe (SE) | 3.049,97 | 609,99 | 2.439,98 | 
| São Paulo (SP) | 1.983,90 | 396,78 | 1.587,12 | 
| Tocantins (TO) | 2.985,33 | 597,07 | 2.388,26 | 
É importante ressaltar que os valores apresentados são apenas uma estimativa baseada na projeção de redução de custos do Ministério dos Transportes para a CNH sem autoescolas. A proposta permite que instrutores autônomos ofereçam o serviço de formação de condutores, sem a necessidade de vínculo formal com as autoescolas.
Até o momento, não há definição de valores mínimos ou máximos, o que significa que o preço poderá variar de acordo com o profissional.
Autor(a):
Redação
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