Cogna (COGN3) Encerra Listagem da Vasta na Nasdaq
A Cogna (COGN3) anunciou na última sexta-feira (9) que o conselho de administração da sua controlada, Vasta – unidade de educação básica responsável pelos sistemas de ensino do grupo – aprovou a saída do mercado de capitais dos Estados Unidos.
Essa decisão representa o encerramento da listagem da controlada na bolsa americana, a Nasdaq.
A aprovação formal incluiu a deslistagem das ações e o cancelamento do registro junto à Securities and Exchange Commission (SEC), a órgão regulador equivalente nos EUA. Essa medida segue uma estratégia comunicada ao mercado desde setembro do ano passado, conforme divulgado pela empresa.
A Vasta deixará de negociar suas ações ordinárias classe A na Nasdaq e perderá o status de companhia aberta perante a SEC. A empresa já notificou a bolsa sobre a decisão e planeja protocolar o pedido formal de deslistagem até 19 de janeiro de 2026.
Caso o cronograma seja mantido, o último dia de negociação das ações da Vasta na Nasdaq deverá ser 29 de janeiro de 2026. A empresa justificou a decisão com base em diversos fatores, incluindo a redução da base acionária remanescente após uma oferta pública de aquisição de ações.
A diminuição do número de investidores impactou a liquidez das ações na bolsa americana. Ao se deslistar, a Vasta simplifica sua estrutura societária internacional, consolidando as relações com investidores e as obrigações regulatórias no Brasil.
