Consumo da Geração Prateada: Como Atrair e Fidelizar o Público de 50+
Consumo na economia prateada dispara para R$ 1,8 trilhão no Brasil em 2024 e deve triplicar em 20 anos.

O Mercado Prateado: Um Potencial Inexplorado
No Brasil, a população acima de 50 anos representa uma força econômica significativa, com um potencial de consumo estimado em R$ 3,8 trilhões até 2045, segundo projeções da Data8. Essa “economia prateada” está em fase de duplicação, mas a abordagem tardia para atender a este público apresenta um desafio. A necessidade de estratégias direcionadas para este grupo etário é evidente, considerando que 76% dos indivíduos com mais de 50 anos são a principal fonte de renda de suas famílias.
Estratégias de Marcas para o Público 50+
Diversas marcas estão buscando entender e atender às necessidades específicas deste grupo. A marca Plenitud, da Kimberly-Clark, por exemplo, investe em campanhas que visam eliminar o estigma associado à incontinência urinária, uma condição comum entre as mulheres acima de 40 anos (45% apresentam algum grau da condição). Através de ações com celebridades como Claudia Raia e Regina Volpato, a marca promove o empoderamento feminino e incentiva o diálogo aberto sobre o tema nas redes sociais, com a campanha “Querida Eu do Futuro”.
Adaptação do Lar e Produtos Funcionais
A filosofia da Deca para produtos voltados ao público 50+ é que “casa não é hospital”. A marca lançou a linha Deca Care, que reinventa barras de apoio, oferecendo designs sofisticados, cores e funcionalidades adicionais, como cabide e prateleira. Essa estratégia se baseia no estudo Arquitetura da Experiência, que demonstra a importância da adaptação das casas para o envelhecimento com qualidade de vida, especialmente em lares multigeracionais e solos.
Foco na Nutrição e Bem-Estar
No setor de alimentação, marcas como Danone e Ajinomoto têm cultivado ativamente seu público 50+, desenvolvendo produtos especializados. A Danone destina cerca de 20% de seu portfólio de nutrição especializada ao público 50+, com produtos como Nutridrink, Cubitan e Souvenaid, que auxiliam com aspectos nutricionais do envelhecimento, buscando qualidade de vida e longevidade. A Ajinomoto do Brasil também investe na saúde da mulher 50+, focando na saúde muscular e óssea, com o produto AminoMov, que combina nove aminoácidos essenciais, cálcio e vitaminas.
Seguros e Planejamento Financeiro
Empresas como MetLife e BB Seguros atendem ao público sénior, expandindo seus portfólios. A MetLife oferece o Vida Total, um seguro de vida individual com cobertura vitalícia e possibilidade de capital segurado de até R$50 milhões, além de apoio no planejamento sucessório e na preservação patrimonial. A BB Seguros apresenta o Seguro Proteção Pessoal – Plano Sênior, que garante indenização ao segurado em caso de fratura óssea causada por acidente.