Débora Garofalo: Professora Brasileira Eleita Melhor do Mundo com Projeto Inovador!
Débora Garofalo, professora brasileira, conquista o mundo com projeto inovador! Veja como sucata virou aprendizado em São Paulo. 🚀 #educação #inovação
A professora brasileira Débora Garofalo chamou a atenção do mundo com uma iniciativa inovadora que transformou um problema local em uma poderosa ferramenta de aprendizado. A dificuldade que muitos alunos enfrentavam para chegar à escola em dias chuvosos, devido ao acúmulo de lixo nos arredores da escola, motivou a criação de um programa de robótica utilizando materiais reciclados.
Um Projeto nas Ruas de São Paulo
Tudo começou na Escola Municipal Ary Parreiras, localizada na zona sul de São Paulo. A professora notou a situação das quatro favelas vizinhas, marcadas pela violência e pelos graves problemas com o despejo de lixo. Essa realidade a inspirou a agir, buscando uma solução criativa para o problema.
Com o objetivo de oferecer aos alunos uma oportunidade de aprendizado, Débora começou a recolher sucata nas ruas da cidade. Ela então ensinou robótica para crianças de 6 a 14 anos, utilizando os materiais coletados para construir robôs, controles remotos, uma máquina de refrigerante e até protótipos de carros e aviões.
Segundo informações do G1, a iniciativa resultou no aproveitamento de mais de uma tonelada de materiais recicláveis, demonstrando o impacto positivo da ação.
Reconhecimento Internacional
Em dezembro de 2018, Débora Garofalo foi eleita uma das 50 melhores professoras do mundo, em uma lista que reuniu mais de 10 mil candidatos de 179 países. Em 2019, ela alcançou o top 10 da premiação, que reconhece práticas de educação inovadoras e escalonáveis, com resultados visíveis e impacto na comunidade, além de promover a melhoria na docência e auxiliar na formação de estudantes como cidadãos.
A premiação, promovida pela Varkey Foundation e conhecida como Global Teacher Prize, considerado o “Nobel de Educação”, celebra o trabalho de educadores que fazem a diferença no mundo. A professora recebeu o prêmio em um jantar de gala realizado em Atlantis, The Palm, em Dubai, com a presença de educadores de diversos países.
“Por meio do seu ‘programa de robótica com sucata‘, ela transformou materiais descartados em poderosas experiências de aprendizagem, inspirando estudantes, comunidades e educadores pelo Brasil e pelo mundo”, diz a publicação em rede social do Global Teacher Prize.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real