Declarações na malha fina: como verificar o status da restituição do Imposto de Renda 2025
Declarações na malha fina com pagamento pendente? Receita já efetuou restituição do Imposto de Renda 2025 – confira se você recebeu!

Restituição do Imposto de Renda 2025: O que Fazer se Ainda Não Recebi
Se você ainda não recebeu sua restituição do Imposto de Renda 2025, não entre em pânico. Neste ano, a Receita Federal antecipou a conclusão do pagamento do último lote regular de restituições. Isso significa que todos os contribuintes cujas declarações estavam sem irregularidades já tiveram os valores creditados em conta.
Mas e para quem não recebeu ainda? Segundo a Receita Federal, 1,29 milhão (2,8% do total) de declarações estão retidas na malha fina — etapa de análise mais detalhada da declaração, provocada por inconsistências, dados que precisam ser comprovados ou simplesmente por amostragem.
Para quem parou nesta fase, a espera será maior. Enquanto a situação estiver em análise, a restituição fica retida pela Receita, sem prazo fixo para liberação. Ou seja: como não há mais lotes de restituição regulares previstos, quem ainda não recebeu está retido na malha fina.
A seguir, listamos três formas de verificar eventuais pendências com a Receita Federal:
SAIBA MAIS: Ações, FIIs, dividendos, BDRs e cripto – conheça os ativos mais promissores para investir neste mês no “Onde Investir em Outubro”, do Seu Dinheiro
Não recebi a restituição do IR 2025 ainda: o que fazer?
Antes de tudo, não se preocupe: a restituição dos valores para quem caiu na malha fina ocorrerá sim. Este caso apenas exige alguns passos a mais do que o caminho usual das declarações regularizadas:
Consulte o status da restituição no site da ReceitaPelo serviço “Consultar Restituição IRPF” no portal da Receita Federal, é possível verificar rapidamente se o seu pagamento foi liberado, está em processamento ou com pendências. Aqui, é possível verificar antes.
Acessar o Extrato do Processamento da declaração no e-CAC ou no app “Meu Imposto de Renda”No Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), ao acessar o extrato da declaração, aparece o status atualizado: se há pendências de malha, divergências ou necessidade de envio de documentos. Essa é a forma mais completa de acompanhar a situação.
Conferir a caixa postal no e-CACA Receita envia comunicações oficiais por meio da caixa postal do contribuinte. Ali, é possível encontrar notificações ou intimações pedindo comprovação de informações — sinal claro de que a declaração está retida na malha fina.
Vale notar que todos esses passos exigem conexão via Gov.br. Veja aqui como qualificar sua conta Gov.br para acessar as ferramentas acima.
Há risco de ficar sem a restituição?
O direito à restituição não desaparece de imediato, mas há prazos importantes. A Receita tem até 5 anos para analisar a declaração e decidir se a restituição será liberada ou não.
Em casos nos quais houver inconsistências comprovadas, uma multa poderá ser cobrada.
O tempo de espera varia: há contribuintes que recebem após alguns meses de regularização, enquanto outros podem aguardar mais de um ano, dependendo da complexidade do caso e da agilidade em entregar os documentos exigidos.
A boa notícia é que, caso a Receita não encontre nenhum problema com a declaração, o total a restituir será reajustado pela taxa Selic.