Elon Musk propõe data centers no espaço com satélites e fábrica na Lua!

Elon Musk revoluciona IA com data centers espaciais! 🚀 A xAI e SpaceX unem forças para levar o processamento de dados ao espaço em 3 anos? Veja! 🛰️

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Expansão da Inteligência Artificial: Uma Aposta no Espaço

A busca por infraestrutura para impulsionar os programas de inteligência artificial (IA) tem gerado debates e apostas ousadas. A construção de data centers, fundamental para o avanço da tecnologia, enfrenta desafios significativos, principalmente devido ao consumo intensivo de água para resfriamento e à alta demanda por energia.

Grandes empresas de tecnologia planejam investimentos trilionários, mas a viabilidade dessa expansão ainda é questionada.

Elon Musk, com sua posição como o homem mais rico do mundo e líder da SpaceX e Tesla, propôs uma solução inovadora: a construção de data centers no espaço, utilizando energia solar. Recentemente, ele uniu sua startup de IA, a xAI, com a SpaceX, em um projeto ambicioso de levar o processamento de dados ao espaço, através de uma vasta rede de satélites.

Musk estima que essa iniciativa se torne realidade em até três anos.

A ideia de Musk envolve, inclusive, a instalação de uma fábrica na Lua para a produção desses satélites. “O local com o menor custo para colocar IA será no espaço – e isso deve virar realidade dentro de dois anos, talvez três no máximo”, declarou durante uma reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, em janeiro deste ano.

Outros líderes do setor também estão considerando essa possibilidade. Sundar Pichai, CEO da Alphabet (dona do Google), mencionou que essa é uma ideia nos planos da companhia para a próxima década. Jeff Bezos, fundador da Amazon e da empresa de exploração espacial Blue Origin, também se incluiu nesse debate.

No entanto, nem todos compartilham do entusiasmo de Musk.

Sam Altman, CEO da OpenIA (dona do ChatGPT), expressou ceticismo em relação à viabilidade da ideia a curto prazo. “Colocar centros de dados no espaço no atual cenário é ridículo”, afirmou. Segundo Altman, os custos de lançamento espacial e a dificuldade de manutenção de equipamentos, como as GPUs, tornam a ideia impraticável para a próxima década.

Sair da versão mobile