Equatorial Transmissão S.A. Recebe Upgrade de Rating da Fitch
A Fitch Ratings elevou a classificação de risco da Equatorial Transmissão S.A. para “AAA(bra)”, anteriormente “AA+(bra)”. Essa mudança reflete a solidez do negócio de transmissão de energia, caracterizado por geração de caixa consistente e margens operacionais robustas.
A companhia não é listada em bolsa, mas possui debêntures em circulação.
A atualização do rating ocorreu após a aquisição da Equatorial Transmissão pela Verene Energia, em abril deste ano, por R$ 9,4 bilhões, incluindo passivos. A transação posicionou a Equatorial Transmissão como o principal ativo da Verene Energia, representando aproximadamente 80% do Ebitda consolidado da empresa.
A Fitch avalia que a Verene Energia possui um perfil de crédito independente, o que não impacta o rating da Equatorial Transmissão. A agência espera que a companhia mantenha uma alavancagem financeira ligeiramente abaixo de 3,5 vezes, em linha com o rating atual.
A estrutura de contratos da Equatorial Transmissão, com receitas fixas ajustadas pela inflação e margens de Ebitda elevadas (estimadas em 93%), juntamente com a diversificação e o longo prazo dos contratos de concessão (com vencimentos até 2047), contribuem para a solidez do negócio.
A distribuição de receita entre as sete concessões é bem equilibrada, com a maior delas responsável por menos de um quarto da receita total.
A Fitch projeta que a Verene Energia distribuirá dividendos significativos, equivalentes a 75% do lucro líquido regulatório a partir de 2026. A expectativa é de que a empresa mantenha um endividamento moderado, com uma relação entre dívida e Ebitda controlada.
