EUA e China fecham acordo sobre terras raras em meio a tarifaço

Equipes dos EUA e China avaliaram operações do TikTok no território americano.

26/10/2025 17:32

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Encontro entre Lula e Trump Desvia Atenção da Cúpula da ASEAN

O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado no domingo (26), não foi o foco principal da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). As negociações entre as autoridades econômicas chinesas e norte-americanas, que finalmente avançaram, dominaram a agenda da cúpula.

Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, as equipes dos dois países chegaram a um acordo sobre a estrutura de um possível acordo comercial, que será discutido quando Trump e o presidente chinês Xi Jinping se encontrarem na quinta-feira (30) na Coreia do Sul.

Detalhes das Negociações

Bessent também afirmou que as negociações eliminaram a ameaça de tarifas de 100% de Trump sobre as importações chinesas a partir de 1º de novembro, que haviam sido anunciadas pelo republicano após a China impor controles de exportação sobre todos os elementos de produção relacionados a terras raras.

Acordo em Curso

Bessent revelou que o acordo sugere a suspensão de tarifas norte-americanas mais rígidas e de controles de exportação de terras raras chinesas. Além disso, as equipes indicaram a possibilidade da retomada das vendas de soja dos EUA para a China. Os produtores de soja dos EUA “se sentirão muito bem com o que está acontecendo nesta e nas próximas temporadas por vários anos” quando os termos do acordo forem anunciados, disse Bessent à ABC.

TikTok na Mesa de Negociações

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa. Segundo Bessent, o acordo costurado neste domingo incluiu a plataforma de compartilhamento de vídeos. Os EUA vêm tentando tirar as operações do aplicativo da empresa controladora chinesa ByteDance desde o ano passado, devido a preocupações com a segurança nacional.

Trégua Frágil entre China e EUA

As tensões entre as duas maiores economias do mundo aumentaram nas últimas semanas, indicando a fragilidade da trégua comercial estabelecida. Após a expansão dos controles chineses sobre as exportações de terras raras, os mercados internacionais lidaram com uma escassez global.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real