FGTS: Saque-aniversário sofre mudanças com nova regra de sustentabilidade

A limitação foi aprovada com justificativa para assegurar a sustentabilidade financeira do fundo, gerando debate no conselho.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Saque Aniversário do FGTS Passa por Novas Restrições

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) implementará novas regras para trabalhadores que optarem pela modalidade de saque aniversário. A aprovação ocorreu por unanimidade e visa ajustar as operações de antecipação de valores.

A norma, ainda a ser publicada no Diário Oficial da União, entrará em vigor em 1º de novembro. Estima-se que R$ 84,6 bilhões deixarão de ser destinados a instituições financeiras, sendo repassados diretamente aos trabalhadores até 2030.

Mudanças nas Regras do Saque Aniversário

As novas regras restringem o acesso aos recursos do FGTS. O trabalhador que escolher o saque-aniversário perderá o direito de sacar o valor total em caso de demissão sem justa causa. O fundo continua sendo uma importante fonte de financiamento habitacional no país.

Calendário de Saque Aniversário em 2025

O calendário de saque-aniversário em 2025 é definido conforme o mês e ano de nascimento do trabalhador. A seguir, o calendário detalhado:

Quem Tem Direito ao Saque Aniversário?

Para ter acesso ao saque-aniversário, o trabalhador deve fazer a adesão no site da Caixa. É importante ressaltar que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Caso decida retornar ao saque-rescisão, após dois anos de carência.

Sair da versão mobile