Fim das Negociações de Fusão entre Gol e Azul
O mercado aéreo aguardava ansiosamente o desfecho das tratativas para a fusão entre a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4), que iniciaram-se no início do ano. No entanto, a noite de quinta-feira (25) trouxe um resultado inesperado: o fim das negociações para a combinação de negócios entre as duas companhias.
Segundo a Abra, controladora indireta da Gol, a falta de progresso nas discussões se deveu principalmente ao foco da Azul em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11. A Azul também havia sinalizado que as conversas poderiam ocorrer em paralelo a esse processo.
Em comunicado à bolsa de valores, a Gol afirmou que a execução do Memorando de Entendimentos (MOU) e o pré-arquivamento junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ocorreram em um cenário diferente, que não se repete atualmente. A situação das empresas em cada fase do acordo também contribuiu para o fracasso da união.
Histórico das Conversas de Fusão
As negociações entre Gol e Azul, que teriam criado a maior companhia aérea do Brasil, se estenderam por anos. Apesar de terem formalizado a união em janeiro deste ano e desistido oficialmente em setembro, a possibilidade de fusão era um tema recorrente nos setores de M&A nos últimos anos.
Notícias de início de 2024 revelam que até mesmo o nome da futura empresa combinada gerava impasse em algumas fases das negociações. O histórico de cada empresa, como a recuperação judicial da Gol em janeiro de 2025, também impactou o andamento das tratativas.
Acordo de Codeshare Também é Desfeito
Junto com o fim da fusão, Gol e Azul anunciaram o encerramento do acordo de codeshare, que permitia a comercialização de bilhetes de uma empresa em voos operados por outra. O acordo, firmado em maio do ano passado, unia as malhas aéreas do Brasil, com as companhias compartilhando voos para mais de 150 destinos.
Ambas as empresas asseguraram que os bilhetes já vendidos sob o acordo vigente serão honrados. A decisão reflete a complexidade e os desafios enfrentados pelas companhias aéreas no cenário atual do mercado.