Gol (GOLL4) busca sair da bolsa e fechar capital no Brasil
Gol (GOLL4) apresenta plano de reestruturação societária com possível encerramento do capital no Brasil.

Gol Anuncia Reestruturação Societária com Possível Fechamento de Capital
A Gol (GOLL4) anunciou na segunda-feira (13) um plano de reestruturação societária que pode resultar no fechamento do capital da empresa no Brasil e na saída da companhia do nível 2 de governança da B3. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico e Reuters.
Essa possibilidade já era especulada desde a criação da Holding Abra, em 2022, e está alinhada com os planos de abrir capital no exterior, ainda sem data definida. A recuperação judicial nos Estados Unidos, através do Chapter 11, elevou a participação da Abra na Gol de cerca de 52% para 80%.
O Conselho de Administração propõe a incorporação da empresa operacional Gol Linhas Aéreas Inteligentes e da Gol Investment Brasil pela empresa fechada Gol Linhas Aéreas SA. A implementação da incorporação está sujeita às aprovações societárias, incluindo as Assembleias Gerais da Companhia, e às aprovações de terceiros.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária e uma Assembleia Geral de Preferentes para o dia 4 de novembro, para deliberar sobre a incorporação. Cada acionista receberá uma ação ordinária da Gol Linhas Aéreas SA para cada ação ordinária da companhia de sua propriedade, e 35 ações ordinárias da Gol Linhas Aéreas SA para cada ação preferencial de sua propriedade.
Os investidores terão a opção de permanecer como acionistas do grupo, que passará a ser uma entidade privada sob controle da Abra, ou sair da empresa via Oferta Pública de Aquisição (OPA). A estimativa é que todo o processo seja concluído até fevereiro de 2026.
A Gol (GOLL54) recebeu um prazo da B3 (B3SA3) até 29 de janeiro de 2026 para se adequar às regras que proíbem a negociação de penny stocks — papéis abaixo de R$ 1.