Governo dos EUA remove Moraes e Viviane da lista Magnitsky; mercado reage

Governo dos EUA remove Alexandre de Moraes da Lei Magnitsky; ações do BB sobem 1,39%. Saiba mais!

12/12/2025 17:18

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo dos Estados Unidos decidiu remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sancionados da Lei Magnitsky. Essa informação foi divulgada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA.

Essa medida teve impacto positivo no mercado financeiro brasileiro. As ações do Banco do Brasil (BBAS3) apresentaram alta de 1,39%, atingindo R$ 21,87, em um período de tempo.

Reação do Mercado Financeiro

Outros bancos listados na bolsa brasileira também reagiram à notícia. O Itaú (ITUB4) registrou uma alta de 0,33%, enquanto o BTG Pactual (BPAC11) subiu 0,84% e o Bradesco (BBDC4) 1,08%. O Santander (SANB11) teve uma alta de 0,34%.

Contexto das Sanções Anteriores

A situação se insere em um cenário de incertezas que afetou os bancos quando a sanção foi inicialmente anunciada em agosto. A Lei Magnitsky prevê o congelamento de ativos e restrições bancárias severas aos sancionados, o que gerou preocupações sobre o impacto nas transações financeiras.

Avanços nas Negociações

A retirada das sanções ocorre em um momento de apaziguamento nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Recentemente, diversas revogações em relação a tarifas comerciais foram confirmadas. O governo brasileiro já esperava solucionar a questão das sanções antes do final do ano, em um contexto de negociações entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva.

Reação de Eduardo Bolsonaro

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, manifestou seu posicionamento sobre a notícia, expressando “pesar” pela decisão. Ele enfatizou a importância de o presidente Donald Trump defender os interesses estratégicos dos Estados Unidos e reiterou o compromisso de seu grupo parlamentar em buscar soluções para a libertação do país, mesmo diante das dificuldades.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real