Governo lança Gás do Povo: recarga gratuita para 15 milhões de famílias!

Governo lança Gás do Povo: programa beneficiará 15 milhões de famílias até 2026. Recarga gratuita de botijão de 13kg será oferecida por MDS, MME e Caixa.

20/11/2025 9:51

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Governo do Brasil lançou uma nova política pública, o Programa Gás do Povo, com o objetivo de auxiliar milhões de famílias brasileiras no acesso ao gás de cozinha. Até março de 2026, a iniciativa visa beneficiar mais de 15 milhões de famílias, impactando cerca de 50 milhões de pessoas que necessitam de suporte para adquirir gás de cozinha.

Essa nova política substitui o antigo Auxílio Gás, oferecendo uma alternativa de recarga gratuita.

Implementação e Expansão

A gestão do programa será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a operação executada pela Caixa e pela DataPrev. A implementação ocorrerá de forma gradual, com o MME dando início às primeiras recargas a partir de 24 de novembro.

Inicialmente, o programa atenderá dez capitais brasileiras: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Critérios de Elegibilidade e Benefícios

O acesso ao Gás do Povo é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O benefício é cumulativo com outros programas sociais, exceto o Auxílio Gás, que está sendo substituído. A recarga gratuita do botijão de 13 kg será realizada diretamente em revendas credenciadas.

A partir de fevereiro de 2026, também será possível utilizar um código gerado no aplicativo Gás do Povo para validar o benefício.

Quantidade de Botijões e Participação de Revendas

O programa foi planejado para atender diferentes tamanhos de família. A recarga é registrada na hora, no sistema da revenda, e o botijão é entregue gratuitamente. O vale é sempre emitido em nome do responsável familiar inscrito no CadÚnico. Revendas interessadas em participar podem se cadastrar através do site da Caixa.

Se uma cidade não tiver revenda participante, as distribuidoras de GLP com pelo menos 10% de participação no estado são obrigadas a garantir o benefício nesses municípios.

Requisitos para Revendas Credenciadas

Para participar do programa, a revenda precisa seguir determinados requisitos. É importante ressaltar que o descredenciamento pode ocorrer voluntariamente após 3 meses ou compulsoriamente, se houver irregularidades. As revendas não podem cobrar nenhum valor pela recarga gratuita.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real