Empreender Clima: Acesso Facilitado a Crédito Verde para MPMEs
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) com faturamento até R$ 90 milhões por ano podem agora acessar crédito verde com taxas mais competitivas. A plataforma Empreender Clima, lançada pelo governo federal durante a COP30, oferece financiamento para projetos sustentáveis, com juros que variam de 4,4% a 10,4% ao ano, cobrindo até 100% do investimento.
Desenvolvida pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), o Sebrae e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a plataforma visa simplificar o acesso a recursos para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O Empreender Clima funciona como um hub digital, oferecendo capacitação, conteúdos técnicos e instrumentos práticos. Através da plataforma, o empreendedor pode criar um perfil e preencher um formulário, gerando gratuitamente o documento de pré-enquadramento necessário para solicitar o crédito no Canal MPME do BNDES.
Os prazos e carências dos financiamentos do Fundo Clima variam conforme o setor do negócio. No setor de Logística, mobilidade e transporte coletivo, os prazos podem chegar a 25 anos com carência de até cinco anos. Para projetos em Florestas nativas e recursos hídricos, os prazos são de até 25 anos, com carência de até oito anos.
No setor de Energia eólica, os prazos são de até 24 anos, com carência de até seis anos. Para a Transição energética e indústria verde, os prazos podem chegar a 16 anos, com carência de até seis anos. Projetos de Desenvolvimento urbano sustentável possuem prazos de 16 anos, com carência de cinco anos.
Além do acesso ao financiamento, a plataforma oferece cursos de formação em empreendedorismo climático, um mapa do ecossistema de negócios verdes no Brasil e um catálogo de instrumentos financeiros, abrangendo oito setores estratégicos como energia, agricultura, logística, construção e gestão de resíduos.
