Guararapes Confecções: Fitch eleva rating com melhora financeira e projeções
Fitch eleva rating da Guararapes e Riachuelo, impulsionada por venda do Midway Mall. A empresa vê projeções positivas para 2025 e 2026.
A Guararapes Confecções, empresa controladora da marca Riachuelo, recebeu um reforço em sua saúde financeira. A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou o rating de longo prazo da empresa e de suas debêntures para AA-(bra), com perspectiva estável, representando a segunda elevação consecutiva.
Essa melhoria reflete a evolução positiva do perfil financeiro da Guararapes, impulsionada pela expectativa de redução do endividamento, em parte devido à venda de ativos do Midway Mall.
Operações Diversificadas
Além da marca Riachuelo, a Guararapes administra as marcas Casa Riachuelo (produtos para casa), Carter’s (infantil) e Fanlab (loja temática). A empresa também tem se dedicado a otimizar suas operações, buscando maior eficiência na gestão do capital de giro.
Projeções Financeiras da Fitch
A Fitch Ratings projetou que a relação entre a dívida líquida ajustada e o EBITDA da Guararapes deverá ser de 2,5 vezes ao final de 2025, 2,6 vezes em 2026 e 2,2 vezes em 2027. Anteriormente, essa relação era de 3,2 vezes em 2024. A agência também prevê uma geração de caixa livre positiva de R$ 140 milhões para 2026, incluindo o pagamento de R$ 1,5 bilhão em dividendos extraordinários decorrentes da venda do Midway Mall.
Impacto e Perspectivas
Apesar da benesse aos acionistas, a Fitch avalia que o impacto no rating é neutro, considerando a significativa redução da alavancagem e da dívida da empresa nos últimos anos. A agência acredita que a Guararapes manterá uma gestão eficiente do capital de giro e um perfil de liquidez robusto.
Investimentos e Crescimento
A empresa planeja continuar investindo em novas lojas e na modernização de sua fábrica, além de otimizar o uso da capacidade fabril. A Fitch também espera que a Guararapes mantenha um nível de promoções controlado e continue aprimorando sua precificação de produtos.
As vendas em lojas maduras devem crescer em torno de 8,0% em 2025 e 4,5% em 2026.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real