Ibovespa Cai 0,30% em Dia de Queda nas Bolsas Americanas
Ibovespa cai 0,30% com impacto de queda em bolsas americanas. Estrategista Bruno Perri destaca cenário internacional e desempenho da Hapvida.
Ibovespa Termina a Quinta-Feira em Queda
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a sessão desta quinta-feira (13) com uma queda de 0,30%, situando-se aos 157.157,02 pontos. O desempenho acompanhou a tendência negativa observada em bolsas americanas, que também apresentaram declínio.
Análise do Mercado
Segundo Bruno Perri, estrategista de investimentos e sócio-fundador da Forum Investimentos, a queda do Ibovespa reflete o cenário internacional, especialmente a forte baixa das bolsas americanas. Além disso, o impacto de algumas empresas do índice, como a Hapvida, e a percepção de desaceleração econômica, corroborada pelos dados do IBGE, contribuíram para o resultado.
Fatores Externos e Internos
Perri destacou que a realização de lucros por parte de investidores após um período de alta no mercado também influenciou a queda. O fechamento do shutdown nos Estados Unidos, que reduziu a demanda por ativos considerados seguros, como o dólar e o ouro, e o fluxo de investimentos para mercados emergentes também foram considerados.
Desempenho Setorial
No pregão, a empresa X (X) liderou as maiores altas, enquanto a X (X) apresentou a maior queda. No setor de commodities, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e Prio (PRIO3) registraram desvalorizações. A Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4) tiveram desempenho positivo, enquanto Usiminas (USIM5) e CSN (CMIN3) apresentaram recuos.
Desempenho no Setor Bancário
No setor bancário, o BTG Pactual (BPAC11) e o Itaú (ITUB4) registraram avanços. O Banco do Brasil (BBAS3) e o Bradesco (BBDC4) também apresentaram valorização, enquanto a Lojas Renner (LREN3) e Magazine Luiza (MGLU3) tiveram quedas.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real