Ibovespa Cai com Foco em Decisões do BC e Dados Americanos
Ibovespa cai com foco em BC e dados dos EUA. Decisão de Gabriel Galípolo e expectativas do Federal Reserve influenciam mercado.
Mercado Aciona Queda com Foco no Banco Central e Dados Americanos
O principal índice da Bolsa de Valores, o Ibovespa, iniciou a sessão de nesta segunda-feira (1º), acompanhando uma tendência de queda. A atenção do mercado está concentrada nas decisões do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e nos indicadores econômicos dos Estados Unidos, que influenciarão a próxima reunião da política monetária do Federal Reserve.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, proferirá um discurso às 10h (horário de Brasília) em um evento organizado pela XP Investimentos, em São Paulo. A expectativa é que o evento forneça informações sobre a perspectiva do BC em relação à taxa básica de juros, a Selic.
Na próxima semana, o presidente do Banco Central se reunirá para deliberar sobre a Selic, com uma probabilidade de 92,4% de que a taxa permaneça em 15% de acordo com dados da LSEG. Os operadores aguardam dados sobre o setor industrial, serviços e o índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos para avaliar o tom da economia antes da decisão do Federal Reserve.
Por volta das 10h30 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava uma queda de 0,56%, situando-se aos 158.186,69 pontos. Paralelamente, o dólar comercial registrava um aumento de 0,15%, atingindo R$ 5,34.
Cenário Econômico Nacional e Projeções
No âmbito nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendou reuniões com ministros chave, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Essas reuniões visam discutir questões relevantes para a economia brasileira.
A edição desta semana do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, trouxe atualizações nas projeções de inflação para 2025, que recuaram de 4,45% para 4,43%. As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), o câmbio e a Selic deste ano permaneceram estáveis, em 2,16%, R$ 5,40 e 15% ao ano, respectivamente.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real