Ibovespa despenca com PCE e fusão Gol-Azul; dólar registra queda

Ibovespa despenca em dia de dados e comunicado da Gol e Azul

26/09/2025 13:29

1 min de leitura

Ibovespa despenca com PCE e fusão Gol-Azul; dólar registra queda
(Imagem de reprodução da internet).

Ibovespa e Índices Norte-Americanos em Movimento

O Ibovespa , principal índice da B3, apresentou uma sessão de quedas nesta sexta-feira (26). A oscilação ocorreu em um contexto de divulgação do Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) e do encerramento das negociações entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54) em relação a uma possível fusão.

Desempenho dos Índices

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,09%, situando-se aos 147.173,32 pontos. Paralelamente, o dólar comercial também registrou queda, diminuindo 0,37% e sendo cotado a R$5,34.

Análise do PCE

O PCE, considerado o indicador de inflação preferido pelo Federal Reserve (Fed), apresentou resultados em linha com as expectativas do mercado, tanto na leitura completa quanto na que exclui itens voláteis como alimentos e energia. Essa performance trouxe alívio aos investidores, que agora vislumbram a possibilidade de cortes de juros por parte do banco central americano ainda em 2025.

Negociações Interrompidas entre Azul e Gol

No âmbito corporativo, Azul e Gol anunciaram o fim das discussões sobre uma possível fusão, confirmando também a rescisão do acordo de compartilhamento de voos (codeshare) que havia sido estabelecido em maio de 2024. Segundo o Grupo Abra, controlador da Gol, a decisão se deve à falta de avanços nas negociações ao longo dos últimos meses.

Próximos Passos no Setor Aéreo

A interrupção das tratativas marca o fim de uma das maiores discussões recentes do setor aéreo brasileiro. Investidores agora acompanham os próximos passos das empresas em relação à malha doméstica, aos preços das passagens e a possíveis parcerias estratégicas com outras companhias.

Autor(a):