Ibovespa Alcança Nova Máxima e Investidores Acompanham o Cenário
O Ibovespa surpreendeu novamente, registrando uma alta significativa na última quinta-feira (4). O principal índice da bolsa brasileira atingiu uma nova máxima histórica, encerrando o pregão em alta de 1,67%. Esse avanço foi impulsionado por dados positivos do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou uma leve alta de 0,1% no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior.
O avanço do índice também reflete as expectativas de início do ciclo de queda de juros no Brasil. Quando a economia desacelera, os bancos centrais tendem a reduzir as taxas de juros para estimular a atividade econômica. Com essa perspectiva, o mercado investidor acompanha de perto os anúncios do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve se reunir em 28 de janeiro de 2026.
A alta do Ibovespa, que atingiu 164 mil pontos, representa um aumento de 32,3% no ano e 53% em dólares. Apesar desse desempenho expressivo, alguns analistas defendem que o Ibovespa pode ter já precificado essa alta, considerando que o mercado está em um patamar elevado.
Análise de Mercado e Potencial de Valorização
Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, acredita que, mesmo em máxima histórica, a bolsa brasileira ainda apresenta potencial de valorização. Ela destaca que o ponto de partida era um cenário de depreciação, com o índice caindo 10% em 2024 (-30% em dólares) e o múltiplo Preço/Lucro (P/L) atingindo 7 vezes no início do ano.
Atualmente, o P/L está em 10,8 vezes, excluindo Petrobras e Vale, que distorcem o indicador. Mesmo assim, o múltiplo ainda está abaixo da média histórica dos últimos 10 anos (11,4 vezes).
Além disso, Quaresma aponta que o Ibovespa apresenta atrativos em comparação com outros mercados, como o índice da bolsa mexicana (12,6 vezes) e o da bolsa do Chile (12,9 vezes).
Potencial de Crescimento e Ações Recomendadas
A analista estima que, com a expectativa de uma nova regra fiscal em 2027, o múltiplo dos preços das ações pode aumentar, impulsionando a valorização do Ibovespa. Além disso, ela destaca a capacidade de crescimento de lucros das empresas, especialmente aquelas voltadas para a economia doméstica, que deve acelerar a partir de 2026.
Diante desse cenário, Larissa Quaresma selecionou 10 ações para investir, focando em empresas sensíveis aos juros que podem se beneficiar do iminente afrouxamento monetário. Uma das recomendações é a Multiplan (MULT3), uma empresa imobiliária que planeja, desenvolve, detém e administra shoppings centers.
Investindo na Carteira Recomendada
Para investir na carteira completa de ações recomendadas por Larissa Quaresma, é possível utilizar a plataforma do BTG Pactual, onde a carteira “Empiricus 10 Ideias” está disponível para investimento automatizado. Basta abrir uma conta gratuita no BTG Pactual, transferir o montante desejado e aplicar na carteira.
