O mês de fevereiro começou com um desempenho notável para o Ibovespa. Nos dois primeiros pregões, o índice registrou um aumento de 2%, atingindo novas máximas, com o patamar de 187 mil pontos na última terça-feira (3). A principal força motriz por trás desse movimento foi a ata do Copom, que manteve viva a expectativa de que o Banco Central possa iniciar o ciclo de cortes na taxa Selic já na reunião de março, impulsionando o otimismo entre os investidores.
Retorno Significativo em Poucos Pregões
Considerando o período desde o início do ano, o Ibovespa já apresentou uma valorização de 16%. Em apenas 23 pregões, a bolsa acumulou 47% de todo o retorno projetado para 2025. Esse ritmo acelerado levanta a questão de se o mercado está supervalorizado.
Oportunidades em Meio à Alta
Diante da alta expressiva, alguns investidores questionam se as ações já não estão “caras” e se o melhor seria se afastar dos ativos de risco. No entanto, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, acredita que ainda existem oportunidades para aproveitar o cenário.
SmartFit: Uma Aposta Estratégica
Larissa destaca que “algumas teses de alta qualidade não acompanharam o movimento [da bolsa]” e podem se beneficiar do início do ciclo de corte de juros. Uma das recomendações para o mês é a ação da SmartFit (SMFT3). A empresa do setor de varejo, que atua no segmento de academias, é vista como uma oportunidade para “hipertrofia” da carteira de fevereiro.
Larissa comanda o portfólio da Empiricus, que reúne as principais recomendações para investir a cada mês. O relatório com as ações para fevereiro indica que a estratégia para este momento é aumentar a exposição a nomes sensíveis a juros, como a SmartFit.
A Selic mais alta encarece o custo de vida, podendo levar à redução de gastos, incluindo mensalidades de academias. Diante de uma situação de margens apertadas, a SmartFit sofreu uma correção no início do ano, com queda de 4,98% em janeiro.
Apesar disso, a analista ressalta que a SmartFit é líder no setor de academias e a maior rede da América Latina, apresentando três motivos para apostar nas ações neste mês.
Outras Ações em Consideração
Além da SmartFit, outras ações estão sendo monitoradas pela equipe da Empiricus para aproveitar as novas valorizações do Ibovespa. A carteira completa, com 9 ações adicionais, está disponível para análise.
A carteira completa, com foco em ativos sensíveis à flexibilização monetária, ocupará 50% do portfólio, buscando maximizar os retornos para os investidores. O acesso à carteira completa é totalmente gratuito.
