Ibovespa quebra recorde em novos patamares com juros incertos e investidores atentos

Ibovespa quebra recorde! Índice da bolsa brasileira dispara, influenciado por juros e investimento estrangeiro. Veja!

27/01/2026 12:36

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ibovespa Atinge Novo Recorde Apesar da Incerteza nos Juros

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, registrou um novo marco histórico, ultrapassando os 182 mil pontos. Durante a negociação do dia, o índice apresentou um aumento de 2,22%, atingindo os 182,7 mil pontos. A forte alta foi notável, com um salto de 4 mil pontos na primeira hora de operação.

Fatores macroeconômicos influenciaram o desempenho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que serve como um indicador da inflação e expectativas para a política monetária, avançou 0,20% em janeiro, conforme dados divulgados pelo IBGE.

A projeção anterior era de 0,23% para o mesmo período.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano, com sinais de possível redução em março. Nos Estados Unidos, o Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) também manteve a política de juros.

Investimento Estrangeiro Impulsiona a Bolsa. Nas primeiras semanas do ano, a bolsa brasileira subiu 11%, ou 15% em dólares. O fluxo de capital do exterior, que somou mais de R$ 15,8 bilhões, foi um dos principais motores dessa alta. Analistas do BTG Pactual observaram que esse fenômeno se repete em outros mercados emergentes da América Latina, como Colômbia (24% em dólares), Chile (14% em dólares) e México (10% em dólares).

O S&P 500, principal índice da bolsa americana, teve um crescimento de apenas 1% no ano, devido a expectativas sobre os juros, políticas tarifárias e receios de intervenções do Fed. Investidores buscam oportunidades em mercados emergentes, e o Brasil se destaca pela sua posição entre os países emergentes.

O BTG Pactual relata que 6,4% dos fundos voltados a mercados emergentes globais estavam alocados no Brasil em dezembro, um aumento de 1,8 pontos percentuais em relação ao final de 2024.

Ações Mais Buscadas por Investidores Estrangeiros. Os fundos investidores preferem ações de grandes empresas com boa liquidez. No Brasil, as ações mais compradas foram Vale (VALE3), Eneva (ENEV3), Sabesp (SBSP3) e Axia Energia (AXIA3). Em 2026, as principais compras devem ser concentradas em Vale (VALE3), Petrobras (EPTR3; PETR4), MBRF (MBRF3), Prio (PRIO3) e Eneva (ENEV3).

O ETF brasileiro EWZ, que replica o Ibovespa dolarizado, registrou um aumento de 78% no número de cotas em comparação com o ano anterior, atingindo o maior valor histórico. A alta continuou em 2025, com um aumento de 53%.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real