Ibovespa sobe com expectativas de corte na taxa Selic e alta nos EUA

Ibovespa sobe com expectativas do Fed e alta nos mercados americanos. Bolsas de Nova York avançam e aguardam nomeação no Fed

26/11/2025 13:47

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, apresentou alta nesta quarta-feira (26). O movimento acompanhou o desempenho positivo de outras bolsas internacionais, influenciado pelas expectativas sobre as próximas decisões do Federal Reserve (Fed). Às 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa registrou um avanço de 1,40%, atingindo os 158.089,85 pontos, conforme dados da B3.

Desempenho do Dólar

Paralelamente, o dólar comercial também registrou queda, recuando 0,67% no mesmo período, com a cotação em R$5,34.

Inflação e Meta do Banco Central

Dados oficiais de inflação revelaram um aumento de 0,20% em novembro, acima das projeções. No entanto, o acumulado em 12 meses desacelerou, passando de 4,94% para 4,50%, um nível próximo ao teto da meta de 3% estabelecido pelo Banco Central, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual.

A inflação acumulada em 2025 até novembro atingiu 4,15%.

Contexto Econômico nos EUA

Nos Estados Unidos, os pedidos iniciais de seguro-desemprego indicaram 216 mil na semana encerrada em 22 de novembro, abaixo das expectativas e da leitura revisada. Esse dado sugere um mercado de trabalho resiliente, mas sem sinais de aceleração, mantendo vivas as chances de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve.

Expectativas para o Fed e Mercados Americanos

Investidores aguardam a divulgação do “Livro Bege”, que pode fornecer novas informações sobre a economia americana e influenciar as decisões do Fed. Nos mercados americanos, as bolsas de Nova York operam em alta, impulsionadas por especulações sobre a sucessão à frente do Fed. Rumores indicam que Kevin Hassett, conselheiro econômico da Casa Branca, é o principal nome para substituir Jerome Powell.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, mencionou que o anúncio do novo presidente do Fed pode ocorrer antes do Natal. Os futuros dos índices americanos também apresentam forte alta.

Desempenho dos Índices Americanos

Índice Dow Jones: +0,73%

Índice S&P 500: +0,77%

Índice Nasdaq: +0,88%

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real