iFood inova com entregas por drone em Aracaju e Barra dos Coqueiros

iFood inova com entregas por drone em Aracaju! Operação começa em outubro de 2025, com droneportos no shopping e Barra dos Coqueiros

16/01/2026 16:16

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Walmart planeja expandir significativamente suas operações de entrega por drone, abrangendo mais de 150 lojas. Essa iniciativa, que já é uma realidade em algumas localidades nos Estados Unidos, visa otimizar o processo de entrega de produtos aos clientes.

A empresa está aproveitando uma mudança recente na legislação americana, que permite que drones comerciais operem sem a necessidade de permanecerem sempre no campo de visão do operador.

Funcionamento do Serviço

O sistema de entrega por drone do Walmart é simples. Os clientes realizam seus pedidos através do aplicativo da Wing e recebem a encomenda diretamente no endereço desejado. Em breve, a opção de realizar o pedido também estará disponível através do aplicativo principal do Walmart.

Os produtos são selecionados e embalados em cestas leves de papelão dentro das lojas, sendo então acoplados aos drones.

Monitoramento e Entrega

Após a decolagem, as aeronaves realizam voos totalmente autônomos, com monitoramento remoto feito por operadores humanos. As encomendas são baixadas por cabos diretamente nos quintais ou nas portas das residências dos clientes, sem a necessidade de pouso da aeronave.

O Walmart estima que a maioria das entregas por drones, atualmente gratuitas para assinantes do Walmart+, chegue em até 30 minutos.

Entregas por Drone no Brasil

No Brasil, o iFood também está implementando entregas por drone. A empresa iniciou as operações em outubro de 2025, em Aracaju (SE). Diferentemente do modelo americano, as aeronaves do iFood não realizam entregas em qualquer lugar, operando em uma área delimitada.

Operação em Aracaju e Barra dos Coqueiros

Aracaju e o município de Barra dos Coqueiros formam o eixo da operação de entregas por drones do iFood na região. A empresa opera dois “droneportos” para facilitar a logística local. Um droneporto está localizado no principal shopping de Aracaju, e o outro, em Barra dos Coqueiros.

Logística Local

Para resolver a barreira geográfica, os pedidos feitos na praça de alimentação de Aracaju são levados a pé até o ponto de decolagem, onde são embalados em caixas acopladas aos drones. As aeronaves decolam de forma autônoma, fazendo o trajeto até Barra dos Coqueiros em cerca de cinco minutos.

Um entregador coleta a refeição e finaliza o trajeto até a casa do cliente. O drone retorna por conta própria a Aracaju.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real