Índices de Preços Apresentam Queda em Outubro
O IGP-M registrou uma queda de 0,36% em outubro, revertendo a alta de 0,42% observada em setembro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (30). Com esse resultado, o índice acumula uma desvalorização de 1,30% no ano e uma alta de 0,92% em 12 meses.
Em outubro de 2024, o IGP-M havia apresentado um aumento de 1,52% no mês e 5,59% em 12 meses. A redução observada em outubro foi influenciada principalmente pela diminuição nos preços de matérias-primas agropecuárias e pela desaceleração dos preços ao consumidor, segundo análises de economistas.
IPA Registra Queda de 0,59% em Outubro
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do IGP-M, também teve uma queda de 0,59% em outubro, após registrar um aumento de 0,49% em setembro. As variações nos grupos de Bens Finais e Bens Intermediários contribuíram para essa mudança.
O grupo de Matérias-Primas Brutas apresentou a maior contribuição negativa, com uma queda de 1,41%, após registrar um aumento de 1,47% no mês anterior.
IPC Acelera em 0,16% em Outubro
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma alta de 0,16% em outubro, uma desaceleração em relação ao crescimento de 0,25% observado em setembro. Essa variação foi influenciada por mudanças nos grupos de bens e serviços.
O grupo Habitação apresentou uma redução na variação, passando de uma alta de 1,14% para apenas 0,04%, refletindo um alívio nas tarifas de energia. Por outro lado, houve uma aceleração nos grupos Alimentação, Vestuário e Educação, Leitura e Recreação.
