Illinois entra na Justiça para bloquear envio da Guarda Nacional por Trump

Trump ameaça usar Lei de Insurreição após enviar força federalizada para intervir em estados dos EUA. Saiba mais no Poder360.

07/10/2025 8:19

1 min de leitura

Disputa Legal em Illinois Sobre Envio de Tropas Federais a Chicago

O Estado de Illinois entrou com uma ação judicial na segunda-feira, 6 de outubro de 2025, buscando impedir que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), enviasse soldados da Guarda Nacional federalizada para as ruas de Chicago.

Enquanto o pedido de Illinois tramita, advogados dos EUA informaram em uma audiência judicial que tropas da Guarda Nacional do Texas já estavam a caminho do estado. Em resposta, Trump emitiu um memorando convocando 300 soldados da Guarda Nacional de Illinois.

Uma juíza distrital dos EUA, April Perry, autorizou o governo federal a continuar a mobilização em Chicago, estabelecendo um prazo até meia-noite de quarta-feira (8.out) para a resposta do governo dos EUA.

A disputa em Illinois ocorreu após uma juíza federal no Oregon bloqueou temporariamente, no domingo (5.out), o governo Trump de enviar tropas da Guarda Nacional para policiar a maior cidade do estado, Portland. A decisão gerou tensões entre o governo federal e autoridades estaduais.

Em reação, Trump declarou que poderia invocar a Lei de Insurreção de 1792, que permitiria que tropas participassem diretamente da aplicação da lei civil, uma medida que tem poucos precedentes recentes. “Eu faria isso se fosse necessário. Até agora, não foi necessário. Mas temos uma Lei de Insurreição por um motivo. Se eu tivesse que promulgá-la, eu faria isso,” afirmou Trump. “Se pessoas estivessem sendo mortas e tribunais estivessem nos impedindo, ou governadores ou prefeitos estivessem nos impedindo, claro, eu faria isso,” acrescentou.

Autor(a):