Inflação e Emprego nos EUA: Atrasos no CPI e Perspectivas do Mercado

Inflação e mercado de trabalho nos EUA: CPI atrasado e dados promissores sobre criação de empregos em setembro. Veja as últimas novidades!

21/11/2025 17:34

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Inflação e Mercado de Trabalho nos EUA: Atrasos e Dados Promissores

O Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS) dos EUA declarou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referente a outubro não será publicado devido ao shutdown parcial do governo americano. A paralisação, que durou 43 dias e foi a mais longa da história do país, impediu a coleta das informações necessárias para o cálculo do índice, que não depende de pesquisas baseadas em respostas.

O BLS informou que é “incapaz de selecionar os dados de forma retroativa” para o CPI, devido à sua metodologia. A divulgação do índice de preços de novembro está programada para o dia 18 de dezembro, após a última reunião do Federal Reserve (Fed) de 2025, o que pode impactar a política monetária dos EUA.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) pode considerar um novo corte nos juros em dezembro.

O BLS esclareceu que os valores de outubro de 2025 serão divulgados juntamente com os dados de novembro de 2025, assim que possível. A divulgação do CPI ocorrerá com um atraso de 8 dias, resultando em um relatório incompleto, sem as variações percentuais mensais, devido à ausência dos dados de outubro de 2025.

Criação de Empregos nos EUA em Setembro

A economia dos EUA criou 119 mil empregos em setembro, em termos líquidos, segundo relatório publicado nesta quinta-feira (20) pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam desde retração de 20 mil vagas até criação de 105 mil vagas, com mediana de 51 mil.

Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, na semana passada, somaram 220 mil, abaixo da indicação de 230 mil segundo pesquisa da Reuters com economistas, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. As informações são do InfoMoney.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real