Inflação nos EUA: PCE Acelera Surpreendentemente e o que isso significa para a Fed!

Inflação nos EUA dispara! PCE acelera em 0,4% e surpreende investidores. Fed pode ter que agir! Saiba mais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Inflação nos EUA Acelera em Dezembro, Surpreendendo Expectativas

Dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos revelaram um avanço surpreendente no índice de preços de gastos com consumo (PCE), que mede a inflação. Em dezembro, o núcleo do índice avançou 0,4% em relação ao mês anterior, um aumento acima das projeções do mercado.

No acumulado de 12 meses, o indicador apresentou uma alta de 3%, também superando as expectativas. Essa leitura detalhada do PCE exclui os preços de alimentos e energia, que historicamente exibem maior volatilidade no cálculo da inflação. O resultado indica uma pressão inflacionária mais forte do que o previsto.

O índice cheio do PCE também mostrou um acúmulo de 0,4% em dezembro, em comparação com novembro, e 2,9% na comparação anual. Essas taxas de crescimento, que também ficaram acima das estimativas, reforçam a importância do PCE como principal referência para a Federal Reserve (Banco Central) na definição da política monetária americana.

O acompanhamento dessa leitura é crucial para os investidores, que utilizam o PCE para avaliar o cenário econômico e as perspectivas de juros nos Estados Unidos. A aceleração do índice sugere que a Fed pode precisar manter uma postura mais conservadora na condução da política monetária.

Sair da versão mobile