O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou nesta segunda-feira, 10 de outubro de 2025, um lucro líquido recorrente de R$ 4,12 bilhões no terceiro trimestre do ano, demonstrando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa alcançou um recorde de R$ 4,2 bilhões no mesmo período.
O desempenho da holding, controladora do Itaú e com investimentos em empresas como Aegea, Alpargatas e Copa Energia, apresentou um ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) médio de 18,1% no período de julho a setembro de 2025, ligeiramente inferior ao de 18,3% registrado no mesmo período de 2024.
Fatores de Desempenho
O crescimento do lucro foi impulsionado pelo desempenho do Itaú Unibanco e também pelo resultado positivo das empresas do setor não financeiro, com um crescimento de 4%. Empresas como Aegea, Alpargatas e Motiva contribuíram significativamente para este resultado.
Indicadores Financeiros
O ROE médio de 18,1% demonstra a eficiência da gestão do capital da holding. A Genial Investimentos destacou a rentabilidade elevada, com um ROE de 23,3% no trimestre, mantendo-se estável em relação ao ano anterior.
Perspectivas Futuras
O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, reforçou o compromisso da empresa em manter a rentabilidade, buscando o equilíbrio entre crescimento e rentabilidade. Ele não previu mudanças significativas na rentabilidade de 20% no curto prazo.
