Jamie Dimon alerta: Bolha em IA e alerta para perdas no mercado de ações

Jamie Dimon, do JP Morgan, alerta: “Muitas pessoas perderão dinheiro investindo no setor de inteligência artificial”.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Jamie Dimon Alerta para Possível Bolha nos EUA

Jamie Dimon, presidente do conselho e diretor-presidente do banco JP Morgan, expressou uma preocupação considerável com a possibilidade de uma bolha no mercado de ações dos Estados Unidos, argumentando que a probabilidade de uma forte queda é significativamente maior do que o que muitos analistas estão precificando.

O CEO afirmou estar “muito mais preocupado do que os outros” com uma correção séria no mercado, prevendo que essa queda pode ocorrer entre os próximos seis meses e dois anos. “Eu atribuiria uma probabilidade maior do que a que o mercado e os outros parecem precificar. Então, se o mercado está precificando uma chance de 10%, eu diria que é mais como 30%.” Jamie Dimon, CEO do JP Morgan

Durante uma entrevista à BBC nesta quinta-feira (9), Dimon detalhou os fatores que podem levar ao estouro da bolha. Ele identificou o clima de incerteza como um elemento crucial, atribuindo-o a riscos como o cenário geopolítico, os gastos fiscais e a remilitarização global. “Tudo isso gera uma série de problemas para os quais ainda não temos respostas”, afirmou o CEO.

A preocupação de Dimon se intensifica com a crescente atenção dada aos investimentos em inteligência artificial. Há alertas sobre a possibilidade de uma bolha especulativa causada pelas altas avaliações de empresas nesse setor. Dimon acredita que parte desse dinheiro investido em IA será perdido, assim como aconteceu com a febre das pontocom no final dos anos 1990.

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), também compartilha dessa preocupação, considerando a incerteza o “novo normal”. A resiliência da economia global foi surpreendente, mas ainda não foi totalmente testada, com sinais de alerta.

Sair da versão mobile