A Seara inaugurou recentemente sua nova fábrica em Jeddah, Arábia Saudita, em 22 de maio. Paralelamente, a empresa anunciou um plano de expansão que dobrará sua capacidade produtiva até o final de 2026. O investimento total da companhia no país é de US$ 85 milhões, consolidando a presença da marca no mercado saudita.
Impacto da Unidade de Jeddah
A unidade de Jeddah gera atualmente 500 empregos diretos. O quadro de funcionários da JBS no país alcançou 950 colaboradores. A fábrica se dedica à produção de empanados e cortes de frango, além de exportar para sete países da região, incluindo Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos.
Estratégia de Longo Prazo
A JBS opera na Arábia Saudita há mais de três décadas, inicialmente focando na exportação de frango. Nos últimos quatro anos, a empresa iniciou o desenvolvimento da marca Seara no mercado local, investindo em produtos processados, distribuição própria e comunicação.
Resposta da MBRF
A MBRF, controladora da marca Sadia, também está expandindo suas operações. Em outubro passado, a empresa firmou um acordo com a HPDC para fortalecer sua joint venture local e está construindo uma nova fábrica em Jeddah, com capacidade para processar 40 mil toneladas anuais, com previsão de início das operações em meados de 2026.
A MBRF também planeja listar sua joint venture na bolsa de Riad até 2027.
Oportunidades no Mercado Halal
O foco no mercado halal representa uma oportunidade estratégica, devido à certificação religiosa que facilita o acesso a mercados na região árabe. A Arábia Saudita busca autossuficiência alimentar, o que impulsiona a produção local e a adaptação das estratégias das empresas brasileiras, que investem em fábricas locais em vez de apenas exportar.
A JBS se concentra em produtos de valor agregado para diferenciar sua oferta no mercado saudita, resultando na rápida aceitação dos consumidores locais.
