Jennifer Lopez e bilionários enfrentam risco de desabamento em arranha-céu

Jennifer Lopez corre risco de desabamento em refúgio de bilionários. Crise no arranha-céu: entenda a causa.

24/10/2025 17:04

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crise no Edifício de Luxo em Nova York

O icônico 432 Park Avenue, uma das construções mais caras e emblemáticas de Nova York, localizada a poucos quarteirões do Central Park, pode estar à beira do colapso. O arranha-céu, que abriga celebridades como Jennifer Lopez e magnatas de todo o mundo, enfrenta sérios problemas estruturais que ameaçam sua reputação e, potencialmente, a segurança de quem passa pela Billionaire’s Row em Manhattan.

Rachaduras e Infiltrações

Erguido em 2015, o edifício de 425 metros de altura e 102 andares se apresenta como o prédio residencial mais alto do Ocidente. No entanto, sob a fachada branca e elegante de concreto e vidro espelhado, o símbolo do luxo nova-iorquino revela rachaduras, infiltrações e uma lista crescente de defeitos.

Moradores que pagaram dezenas de milhões de dólares por um pedaço do céu nova-iorquino relatam vazamentos de água, elevadores parados e tremores da estrutura quando há vento forte.

Problemas com a Fachada

A fachada branca de concreto liso, projetada para refletir o ideal de pureza e perfeição estética, revelou-se uma armadilha técnica. De acordo com o New York Times, o material escolhido já era propenso a rachaduras mesmo antes do arranha-céu ser construído.

Isso porque o concreto normalmente adquire a tonalidade cinza devido aos óxidos de ferro presentes no cimento. Qualquer mudança nos componentes pode afetar sua resistência, cor e desempenho.

Alerta de Engenheiros

Engenheiros e arquitetos alertaram, ainda na fase de construção, que o tipo de concreto escolhido exigia uma mistura delicada para garantir resistência e uniformidade. Na época, as empresas envolvidas na obra a consideraram um dos projetos de concreto mais difíceis já executados.

E-mails de 2012, obtidos pelo New York Times, mostram que Jim Herr, diretor da Rafael Viñoly Architects, que estava por trás do projeto, chegou a prever o que viria: “Eles estão trilhando um caminho perigoso e escorregadio que acredito que eventualmente levará ao fracasso e a processos judiciais.”

Consequências e Custos

Se os problemas não forem resolvidos, o edifício poderá se tornar inabitável ou colocar em risco os pedestres, disseram os engenheiros. No entanto, a conta não vai sair barata. Segundo o The New York Times (NYT), provavelmente a reforma vai custar algo em torno de nove dígitos.

O custo estimado das reformas ultrapassa US$ 160 milhões de acordo com o The Sun — uma conta que, por enquanto, ninguém quer pagar.

Um Símbolo de Fragilidade

O 432 Park Avenue nasceu como símbolo da era dos superarranha-céus de luxo: fino, altíssimo e projetado para ser um refúgio de bilionários. Hoje, o mesmo prédio que prometia status e estabilidade se tornou o retrato da fragilidade desse modelo. O sucesso do condomínio de luxo foi prejudicado por disputas internas entre seus moradores ricos, que não conseguem chegar a um acordo sobre como resolver a crescente lista de problemas do edifício sem prejudicar o valor dos imóveis.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real