Joias da Fabergé, incluindo os famosos “Ovos de Ouro”, são vendidas por 272 milhões de reais

Empresa americana de investimentos comprou joalheria renomada por seus ornamentos luxuosos em negócio de alto valor.

11/08/2025 19:27

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Joias da Fabergé, incluindo os famosos “Ovos de Ouro”, são vendidas por 272 milhões de reais
(Imagem de reprodução da internet).

A renomada casa de joias Fabergé, símbolo de luxo por mais de um século, passará para outra gestão. Com uma transação avaliada em US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 272 milhões), a Fabergé Ltd. deixa de fazer parte do Gemfields Group e agora operará sob a SMG Capital.

A joalheria, notória por suas elaboradas criações em forma de ovos luxosos, agora está sob o controle do empresário Sergei Mosunov. Russo residente no Reino Unido, Mosunov é um empreendedor de tecnologia, sócio da empresa de capital de risco The Garage Syndicate e parceiro da SMG Capital, uma firma de investimentos com sede nos Estados Unidos.

Com a negociação, a marca encerra um período de quase dez anos sob gestão da Gemfields, que a adquiriu em 2012 para fortalecer suas operações no mercado de gemas.

Fabergue e a crise no luxo

A Gemfields tem implementado reestruturações estratégicas desde o final do ano anterior, buscando otimizar suas operações comerciais. Em 2024, a mineradora apresentou resultados negativos e uma queda de 19% na receita anual, que somou US$ 213 milhões.

A empresa, sediada em Londres e com operações de extração em Moçambique e Zâmbia, enfrentou o impacto de conflitos em Moçambique. Consequentemente, as ações da Gemfields desvalorizaram quase pela metade no último ano.

O contrato determina que a Gemfields receberá US$ 45 milhões de forma imediata. Os US$ 5 milhões restantes serão pagos por meio de parcelas trimestrais de royalties.

A venda representa o “encerre de um período”, convertendo a empresa em uma “alternativa de investimento mais enxuta e especializada”, conforme declarado pelo CEO da Gemfieds, Sean Gilbertson.

É importante ressaltar que o acordo se dá em cenário de crise global na indústria do luxo. O setor, inclusive, pode estar à margem dos piores contratempos dos últimos 15 anos, conforme análise da consultoria global Bain & Company.

A empresa dos ovos de ouro

Atualmente, a Fabergé opera em diversos setores. Contudo, sua tradição é reconhecida pela famosa série de 50 ovos de joias encomendados pela família imperial russa entre 1885 e 1916.

As criações são de Peter Carl Fabergé, filho do joalheiro Gustav Fabergé, fundador da Casa.

O primeiro destes ovos foi pedido em 1885 pelo czar Aleksandr III, como presente de Páscoa destinado à imperatriz Maria Feodorovna.

Nos trinta anos seguintes, a casa produziu cerca de 50 ovos imperiais. Entretanto, a Revolução Russa interrompeu bruscamente a atividade da Casa de Fabergê, com a ocupação das oficinas pelos bolcheviques e o fim definitivo da produção.

A revolução levou a família ao exílio e alguns dos ovos foram perdidos. Contudo, atualmente o valor dos originais é inestimável.

Após o fim de suas operações em 1917, a marca Fabergé permaneceu inativa por muitos anos. Foi retomada no mercado em 2009, quando apresentou sua primeira linha de produtos desde o período revolucionário russo.

Naquela revitalização, a grife passou, inclusive, a produzir joias de alto padrão, relógios e itens sob encomenda.

A compra pela Gemfields em 2012 representou uma estratégia para explorar o legado de Fabergé na divulgação de suas próprias gemas.

Fonte por: Seu Dinheiro

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