Juros em queda, dólar fraco e ouro em alta: veja o desempenho dos fundos Empiricus em setembro
Matheus Spiess, da Empiricus Research, detalha o cenário dos mercados globais no programa Rentabilidade de Fundos.
Mercado Global e Desempenho de Fundos em Setembro
A influência da economia dos Estados Unidos no mês de setembro se refletiu positivamente nos mercados globais. O período foi marcado por um saldo positivo para os índices como o S&P 500 (alta de 3,53%), Nasdaq (5,61%) e Dow Jones (1,87%).
Essa dinâmica também impactou positivamente o mercado brasileiro, impulsionada pelas expectativas de cortes de juros pelo Banco Central.
“Forma-se cada vez mais no mercado o consenso de que o Banco Central irá cortar os juros”, explicou Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, na última edição do report mensal dos portfólios da Empiricus Asset, o programa Rentabilidade dos Fundos.
O ouro também apresentou um desempenho notável, com alta de 7,78% no período, impulsionado pelo enfraquecimento do dólar e pela busca por ativos seguros.
O fundo Ouro FIC FIM da gestora ilustra bem essa valorização do metal precioso. O fundo Empiricus Urânio também se destacou, com alta de 14,33% no mês.
Matheus Spiess ressalta que o mercado vive uma nova realidade, com a tendência de que o dólar não retorne ao patamar anterior e o ouro ganhe espaço na carteira de investimentos.
“Estruturalmente, vale a pena carregar ouro na carteira, porque ele é benéfico para as propriedades estatísticas da relação de risco e retorno quando você olha para os portfólios dos investidores”, afirma Spiess.
Fundos ligados à renda variável e multimercado da Empiricus Asset apresentaram retornos relevantes com alocação estratégica.
O fundo Empiricus Tech Select, focado em grandes empresas de tecnologia, registrou um retorno de 6,9% em setembro, um dos destaques do mês.
Mesmo setores com exposição ao dólar, como o multimercado, conseguiram bons resultados na carteira da Empiricus Asset. O fundo Empiricus Money Rider entregou 2,89% de retorno em setembro.
O fundo Cripto Metals Blend, com exposição a criptoativos, alcançou 6,53% de alta em setembro, refletindo o debate sobre o uso de criptomoedas como ativos de diversificação.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real