Keeta: Novo app chinês de delivery chega ao litoral paulista com R$ 5,6 bi
Meituan lança operações em Santos e São Vicente com foco em 700+ restaurantes, buscando expandir entregas por todo o Brasil.

Keeta no Brasil
A plataforma chinesa de entrega de comida, Keeta, está se preparando para iniciar suas operações no Brasil. O lançamento está programado para 30 de outubro, com um projeto-piloto inicialmente concentrado em Santos e São Vicente, cidades litorâneas de São Paulo.
A Keeta já cadastrou mais de 700 marcas de restaurantes nas duas cidades. Entre os parceiros estão grandes redes como Sodiê, The Coffee, Seven Kings e Mania de Churrasco, além de estabelecimentos locais. A empresa também está treinando mais de 2 mil entregadores parceiros.
A decisão de iniciar as operações em cidades de porte médio faz parte de uma estratégia que visa, além de otimizar a entrega, apoiar o crescimento de restaurantes locais, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). Em Santos, 82% dos pedidos de delivery vêm de restaurantes de pequeno e médio porte. Em São Paulo, essa porcentagem é de 69%.
A Keeta oferece suporte de alta qualidade aos restaurantes parceiros, de todos os portes, utilizando tecnologia avançada e um time de mais de 1.000 gerentes de contas no Brasil. Tony Qiu, presidente de operações internacionais da Keeta, destaca que essa abordagem, já utilizada na China, é fundamental para o sucesso do negócio.
Meituan
A Meituan, empresa-mãe da Keeta, é conhecida por sua abordagem agressiva, focada em atrair o maior número de usuários, mesmo que isso signifique operar com prejuízo, como fez na China. A empresa atende anualmente 770 milhões de pessoas, com uma média de 80 milhões de pedidos diários.
A Keeta chega ao Brasil em um mercado competitivo, com o retorno do 99Food ao segmento de delivery, o aumento do investimento do iFood e o plano de expansão do Rappi. A empresa colombiana Rappi anunciou, em maio, um investimento de R$ 1,4 bilhão na operação brasileira até 2028, com isenção de tarifas de intermediação para parceiros.