Lançamento histórico de foguete comercial brasileiro em Alcântara com tecnologia estrangeira

Foguete Hanbit-Nano de Innospace decola de Alcântara! Primeiro lançamento comercial brasileiro em 17/12, às 15h45 (BR). Marco para o Brasil e Coreia do Sul

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, está prestes a receber o primeiro lançamento de um foguete comercial brasileiro. A data prevista para o evento é quarta-feira, 17 de dezembro, às 15h45 (horário de Brasília). O foguete, chamado Hanbit-Nano, será lançado pela empresa sul-coreana Innospace.

A Operação Spaceward representa um marco importante para o Programa Espacial Brasileiro. A iniciativa conta com a colaboração de cerca de 400 profissionais, incluindo militares e civis brasileiros e sul-coreanos. O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um local estratégico devido à sua proximidade à linha do Equador, o que otimiza o consumo de combustível e a eficiência das trajetórias orbitais.

O Hanbit-Nano é um foguete de dois estágios projetado para lançar nanossatélites em órbitas baixas. Ele transportará cinco satélites e três experimentos tecnológicos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. Um dos satélites, o Jussara-K, foi criado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com startups locais, e possui sensores para monitoramento ambiental.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado em 2019 com os Estados Unidos, permitiu que o Brasil operasse lançamentos comerciais com tecnologia estrangeira. Esse acordo protege tecnologias de ambos os países e mantém Alcântara sob jurisdição exclusiva do Brasil.

Sair da versão mobile